Rodada foi liderada pela ONEVC com a participação da MAYA Capital, Accion Venture Lab e investidores anjos

A agfintech TerraMagna anunciou hoje uma rodada de investimento seed liderada pelo fundo de venture capital ONEVC. MAYA Capital, Accion Venture Lab e investidores anjo como Fernando Gadotti da DogHero, Lincoln Ando da idwall, Patrick Sigrist do iFood e Allan Kajimoto, CEO do Delivery Direto também participaram da rodada.

A TerraMagna aprimora o acesso ao crédito para produtores rurais brasileiros, cujo custo de produção – a compra de insumos básicos como sementes, fertilizantes, herbicidas e pesticidas  – a cada safra é, em média, 80% financiado. Todavia, pequenos e médios produtores não são prioridade dos bancos, cuja infraestrutura de distribuição e capacidade de avaliação de risco é limitada aos grandes produtores, devido à carência de informações e esparsidade geográfica. Por conta disso, esses financiamentos são normalmente realizados com vendas a prazo curtas por distribuidores de insumos, indústrias e tradings, que dependem desse tipo de operação como viabilizador comercial.

Rodrigo Marques e Bernardo Fabiani, diretores da TerraMagna © Divulgação

Através de fontes de dados alternativas, tais como dados de satélite, para avaliar o risco de vendas a prazo de insumos, a TerraMagna fornece acesso a crédito para pequenos e médios produtores. Com as parcerias já desenvolvidas com distribuidores e indústrias para definição do rating de crédito de produtores e gestão de penhores de safra, a empresa ainda conecta as dívidas desses produtores ao mercado de capitais, para que os credores possam antecipar seu recebimento. Em abril de 2020, a agfintech captou um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) de 48 milhões de reais para antecipação de recebíveis do agronegócio.

“É fácil esquecer que o Brasil recebia socorro alimentar externo até a década de 70 e hoje, cinquenta anos depois, somos a peça fundamental para segurança alimentar do planeta. Esse presente brilhante da agricultura brasileira foi viabilizado pelos pesados subsídios em crédito, desde o custeio até o investimento. Com a redução em volume e encarecimento desses subsídios, a maré baixou muito rápido e deixou diversos produtores desassistidos; nós seremos o canal que conectará esses produtores a crédito e que contribuirá para que o agro brasileiro continue seu protagonismo internacional”, disse Bernardo Fabiani, Diretor Executivo e Co-Founder da TerraMagna.

Atualmente, a TerraMagna trabalha com revendas de insumos, cooperativas, indústrias e tradings, além de veículos estruturados do mercado de capitais, mas já estão se expandindo para o financiamento de outros ativos agrícolas, tais como maquinário e irrigação.

A TerraMagna é a Agfintech brasileira que facilita a concessão de crédito no agronegócio, através de duas principais frentes.
A primeira conectando o agronegócio ao mercado de capitais e levando crédito justo aos distribuidores. Os produtores rurais geralmente compram os insumos a prazo nas revendas, emitindo uma CPR (Cédula de Produto Rural) como garantia. Nós avaliamos esse documento, através de nossas tecnologias, e conseguimos negociá-los com investidores, que poderão “comprar” as CPRs e realizar o pagamento ao distribuidor já no início da safra.
Já a segunda frente possibilita monitorar e analisar as lavouras à distância, trazendo mais segurança à concessão de crédito. Por meio de um sistema de satélites, inteligência artificial e intervenção rápida em campo, o serviço faz a gestão de penhores agrícolas, eliminando a inadimplência em vendas em prazo safra e facilitando o acesso de produtores a crédito com taxas mais atrativas.
Localizada em São José dos Campos-SP, foi fundada em 2016 e atualmente conta com cerca de 50 profissionais, além de uma estrutura tecnológica de última geração, para oferecer as melhores soluções para o financiamento do agronegócio brasileiro.


Aleixo Comunicação e Marketing
(16) 3021 6372 | Whatsapp: (16) 98255-1115