A parceria entre a Agtech e a Organização de Cooperativas amplia o leque de compradores entre os cooperados, aumenta o acesso às ofertas e melhores preços, além de gerar negócios mais relevantes para as famílias

A Grão Direto – a maior plataforma digital de comercialização de commodities agrícolas na América Latina – fechou parceria com a UNICAFES-GO – a Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar do Estado de Goiás – que conta com diversas cooperativas que possui milhares de agricultores filiados em várias cidades do estado. A iniciativa tem como objetivo ampliar a quantidade de compradores de milho, sorgo e soja dos cooperados e, assim, aumentar o acesso às ofertas e aos preços dos grãos. Com isso, contarão com mais oportunidades para fecharem negócio, além de estarem alinhados com as informações mais relevantes sobre o mercado e poderão tomar decisões mais assertivas ao comercializar seus produtos.

Atualmente, os cooperados da UNICAFES-GO contam com poucas opções de compradores de grãos, ficando limitados a ofertas e preços. Com essa parceria, a comercialização digital dos grãos abrirá novas portas do mercado, oferecendo a possibilidade de negociar com vários compradores de dentro e fora do estado, com opções de preços diferenciados e condições mais atrativas, elevando a lucratividade das operações.

“As nossas expectativas com essa parceria são as melhores, uma vez que a Grão Direto é uma empresa de excelente reputação no mercado e referência em comercialização digital de grãos. A iniciativa vai ampliar o nosso poder de negociação a um patamar elevado e, consequentemente, impactar positivamente na geração de renda, além de contribuir com o desenvolvimento econômico das Organizações Cooperativas do Estado de Goiás, comenta Osíris Soares de Magalhães, Presidente da UNICAFES-GO.

A agricultura familiar é uma das principais responsáveis pela produção dos alimentos que são disponibilizados para o consumo da população brasileira, e muitas vezes, é a atividade garantidora de renda das famílias do campo. Só em Goiás, estima-se que existam 63 mil produtores cadastrados nessa categoria, o que representa uma parcela de 62% das propriedades rurais destinadas à prática, segundo dados da Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária. Por isso, vale destacar que assim como em outros setores do mercado, a tecnologia no campo é imprescindível para a escalada dos efeitos do agronegócio para esse grupo. “A era digital do agro já é realidade e nos leva a ultrapassar fronteiras, ampliando o nosso alcance e nos dando segurança para tomar as decisões cada vez mais assertivas para nosso negócio”, completa Osíris Soares.

Essa é a primeira parceria da Grão Direto com uma cooperativa de agricultura familiar, representando um marco importante para o segmento, em linha com o plano de expansão da agtech, que tem como um dos propósitos, potencializar e incentivar a comercialização digital de grãos em todo País. “Incentivar o uso da tecnologia nas organizações familiares para além da porteira eleva e reconhece a importância da agricultura familiar no Brasil, além de seguir em linha com nosso objetivo que é apoiar desde pequenos vendedores, médias empresas/grupos e até grandes multinacionais. A iniciativa coloca esses agricultores em melhores condições de negociar no mercado ao mesmo tempo que estabelece um cenário mais favorável para todos os elos envolvidos no ecossistema agro“, diz Gabriela Felizardo, Head de Operações na Grão Direto.

A Grão Direto é a maior plataforma digital de comercialização de grãos na América Latina, atendendo milhares de agricultores e compradores, como fábricas de ração, cooperativas, tradings, armazéns, corretores, confinamento de gado, granjas, entre outros. A plataforma pode atuar tanto em negociações no mercado spot, quanto no mercado a termo/futuro e em operações de barter, que envolvem a troca de insumos por parte futura da produção. Para ter acesso aos serviços, agricultores e compradores do Brasil podem baixar o aplicativo gratuitamente em seus dispositivos móveis ou se conectar por meio de computadores. Com o aplicativo, os usuários têm acesso a vários serviços e suporte da Grão Direto.
Além disso, a empresa oferece soluções personalizadas aos seus usuários, apoiando-os em sua transformação digital. Esses serviços incluem inteligência de mercado, digitalização da base de fornecedores, gestão de documentos e contratos digitais, ferramentas de precificação de grãos em tempo real a partir de inputs definidos pelo usuário, insights de originação e integração com soluções de compliance social e ambiental (ESG). Tudo para tornar o comércio de grãos mais eficiente, moderno e sustentável. A plataforma figura há quatro anos consecutivos no ranking das 100 Startups to Watch, além de diversos outros reconhecimentos nacionais e internacionais, e mantém um acordo de colaboração, inédito no mundo, com a Bolsa de Chicago (CME Group). .

Loures Consultoria