Programa desenvolvido pela Zoetis em parceria com a UFPel recomenda combinação de princípios ativos

Responsável por um prejuízo da ordem de US$ 3,24 Bi, as consequências causadas pela infestação de carrapatos em bovinos são problemas bastante comuns e de difícil controle. Alguns dos danos provocados pela ação deste ácaro são a ingestão de sangue, comprometendo a saúde dos animais e consequentemente a produção de carne e de leite, podendo levar a anemia; diminuição da ingestão de alimentos; transmissão de doenças como do complexo da tristeza parasitária bovina e redução da qualidade do couro do animal, por conta de cicatrizes irreversíveis destes parasitas. “Há, além disso, uma preocupação permanente e séria que é a dificuldade de controlar o parasita com os carrapaticidas disponíveis no mercado”, aponta o médico-veterinário Pablo Paiva, Gerente de Produtos da Zoetis.

Em função disso e para conseguir um controle mais eficiente do parasita, há alguns anos a Zoetis desenvolveu em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) um Programa de Controle Estratégico de Carrapatos. “Este protocolo tem se mostrado mais eficaz porque combina vários princípios ativos para o controle do parasita tanto no animal quanto no ambiente”, diz Elio Moro, Gerente Técnico da Zoetis.

“A associação que recomendamos é entre o Tackzuron, que inibe o parasita de produzir quitina, e assim, impede o carrapato de se desenvolver, e os endectocidas que agem em todas as fases do carrapato e promovem uma proteção mais prolongada contra as reinfestações”, explica o médico-veterinário.

O especialista reforça ainda que para maior eficiência, o programa de controle estratégico de carrapatos deve ser iniciado assim que surgir a primeira geração de carrapatos, que de modo geral, ocorre em outubro/novembro de cada ano. “Desta forma, o produtor consegue manter a infestação ao longo do ano a um nível aceitável que não comprometa sua produção”, finaliza Moro.

Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada aos clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de mais de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa vacinas e medicamentos veterinários, complementados por linhas de produtos para diagnósticos, testes genéticos e diversos serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais de produção e de companhia em mais de 100 países, com mais de 10 mil funcionários. Em 2019, obteve faturamento de US$ 6,3 bilhões.

Little George
+55 11 5090 8926 | www.littlegeorge.com.br