No mês de junho uma grande nuvem de gafanhotos se formou no Paraguai e avançou por outras áreas da América do Sul. Isso foi motivo de preocupação também para os brasileiros, principalmente para os agricultores do Sul do país, já que a praga se deslocou rapidamente pelo território Argentino, e na ocasião, com risco real de alcançar o território brasileiro, o que poderia resultar na destruição de lavouras e pastagens. No entanto, a boa notícia foi que a chuva e o frio afastaram a nuvem de gafanhotos do Brasil naquele período.

Porém, os noticiários dos últimos dias, voltaram a informar que a praga preocupa novamente os agricultores da Região Sul. Uma segunda nuvem de gafanhotos está se deslocando pela Argentina. Por enquanto, essa nuvem não traz grandes ameaças para o Brasil, mas é necessário monitorar, já que desta vez, as condições do tempo não são favoráveis para o afastamento dos gafanhotos.

 

Condições do tempo – O bloqueio atmosférico que está impedindo a entrada de instabilidades no Brasil, está mantendo o Sul do Brasil muito seco e quente. Os próximos dias da semana ainda serão marcados por estas condições do tempo. O tempo só deve começar a mudar a partir de quarta-feira na Região.

Segundo informações do agrometeorologista João Castro, da Climatempo, esses insetos, em sua maioria, gostam de calor e tempo seco. Portanto, os produtores rurais devem se manter atentos nos próximos dias. A Climatempo vai monitorar ao longo da semana, trazendo notícias atualizadas das condições do tempo para o Sul do Brasil.

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.
Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.
A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.


Assessoria de Comunicação da Climatempo
(11) 3736 4501 | climatempo.com.br