Por seu ineditismo, a tecnologia ganhou o prêmio de mais inovadora em 2019 pelo AGPro Reader´s Choice. Substituto do grafite, fornece também nutrientes importantes para o desenvolvimento inicial das plantas e é aplicado diretamente na caixa da plantadeira.

Desenvolvido especificamente para a cultura do milho, chega ao mercado Nutriflow, produto inovador que inaugura uma categoria, trazendo um novo conceito em nutrição. Além de agir melhorando a fluidez e plantabilidade das sementes, o produto, da Compass Minerals – Plant Nutrition, unidade de negócios da Compass Minerals, traz nutrientes essenciais ao desenvolvimento inicial do milho.

Ithamar Prada, engenheiro agrônomo pela Esalq / USP e mestre em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) © Compass Minerals

O produto, que estará disponível aos produtores a partir desta safra e safrinha de milho 2020/2021, traz em sua composição:

  • Fósforo, que armazena e transfere energia, atuando na formação de açúcares; estimula o desenvolvimento radicular, resistência mecânica do caule e maior produção de massa seca;
  • Zinco, que é o componente de várias enzimas, atua na formação de auxinas, influencia o aumento de massa seca de raízes e parte aérea e mantém a estrutura e a integridade da membrana, controlando sua permeabilidade (proteção contra vários patógenos);
  • Manganês, essencial na síntese da clorofila, que acelera o processo de germinação e aumenta a resistência das plantas à seca, beneficiando o sistema radicular.

“Nutriflow permite o fornecimento de nutrientes associado com a facilidade operacional, pelo fato de a aplicação ser realizada diretamente na caixa de plantio. Não há nenhum produto similar no Brasil hoje. O mais utilizado para melhorar a fluidez das sementes é o grafite, que não traz benefícios agronômicos para as sementes”, afirma Ithamar Prada, diretor de Marketing e Inovação da Compass Minerals.

 

A aplicação de Nutriflow diretamente nas sementes permite um melhor aproveitamento
dos nutrientes na fase de germinação e emergência, quando as plântulas ainda não desenvolveram raízes o suficiente para captação desses nutrientes no solo
© Compass Minerals

Sementes nutridas – Os estágios iniciais do crescimento das culturas são essenciais para garantir um rendimento bem-sucedido. Prada, engenheiro agrônomo pela Esalq / USP e mestre em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), esclarece que o fornecimento de nutrição adequada às sementes garante a disponibilidade de nutrientes no início do ciclo de vida de uma planta. “Na fase da germinação, a semente absorve cerca de 30% a 35% de seu peso em água e nutrientes, assim é muito importante que eles estejam à disposição. A emergência rápida e uniforme das plântulas é de extrema importância para a cultura do milho”, explica.

 

Mais raízes e volume aéreo – O tamanho do sistema radicular é muito importante para a absorção de água e nutrientes minerais. Considerando-se uma média de trabalhos a campo e pesquisa, Nutriflow representou um acréscimo de 30,2% em volume de raízes, o que traz maior absorção de água e nutrientes e maior tolerância a veranicos.

Na parte aérea, considerando-se uma média de trabalhos a campo e pesquisa, o produto representou um acréscimo de + 26,2% em volume, o que ocasiona maior fotossíntese, maior acúmulo de fotoassimilados (produto da fotossíntese, energia responsável pelo crescimento e desenvolvimento das plantas) e colmos mais resistentes.

“A uniformidade de plantio associada ao fornecimento nutricional irão promover o melhor desenvolvimento do sistema radicular e parte aérea das plantas, tornando-as mais vigorosas e com maior acúmulo de fotoassimilados no colmo, os quais serão utilizados, sobretudo em situações de estresses (hídrico, temperatura, nebulosidade, ataque de pragas etc), como matéria-prima para o enchimento de grãos. Todos esses benefícios se traduzirão em redução da suscetibilidade a estresses e acamamento e, também, em maior produtividade”, informa Prada, que, abaixo, traz mais esclarecimentos sobre a importância da nutrição da cultura do milho:

  • O que a falta de nutrientes acarreta à cultura do milho? – A falta de nutrientes durante o período vegetativo pode acarretar menor desenvolvimento das plantas (raízes e parte aérea), comprometimento do metabolismo das plantas e menor acúmulo de massa seca e fotoassimilados de reserva. Já no período reprodutivo, pode-se ter alta esterilidade de plantas, mau desenvolvimento de espiga, baixo peso de grãos e, por consequência, menor produtividade.
  • Qual a recomendação de aplicação? – Que ele seja aplicado nas sementes diretamente na caixa da plantadeira, para que haja o melhor crescimento das plantas, que se desenvolvem com uma boa estrutura, viabilizando a maior permanência das folhas mais velhas, favorecendo a maior capacidade fotossintética e, portanto, o enchimento de grãos, além reduzir a suscetibilidade a estresses e a possibilidade de acamamento. Com plantas nascendo mais uniformes, com menor competição por água, luz e nutrientes, temos mais uniformidade nas espigas.
  • Mas não poderia ser aplicado sem a plantadeira, logo após o plantio? – A aplicação e Nutriflow diretamente nas sementes permite um melhor aproveitamento dos nutrientes na fase de germinação e emergência, quando as plântulas ainda não desenvolveram raízes o suficiente para captação desses nutrientes no solo. A aplicação após o plantio implica no distanciamento desses nutrientes da semente nessa fase inicial.

 

Investimento em P&D – Com investimentos de R$ 16,5 milhões por ano em pesquisa e desenvolvimento de produtos, um time de profissionais altamente especializados, graduados em diversas universidades reconhecidas mundialmente ligadas à nutrição e fisiologia de plantas e que trabalham em constante parceria com consultores e profissionais dos mais renomados institutos, a Compass Minerals – Plant Nutrition colocou no mercado 17 lançamentos no mercado nos últimos cinco anos. Em seu Centro de Inovação (Innovation Center), em Iracemápolis (SP), vem trabalhando no estudo e desenvolvimento da fisiologia e nutrição de plantas.

No último mês, lançou Phusion Nova Geração, uma nova categoria em nutrição de plantas via solo para aumentar a rentabilidade e produtividade das lavouras. Com tecnologias patenteadas que fornecem macros e micronutrientes em um único grânulo, na boca da planta, no curto, médio e longo prazo, Phusion Nova Geração mantém as culturas sempre bem nutridas.

A Compass Minerals (NYSE: CMP) é uma importante fornecedora de minerais essenciais dedicada a realizar entregas de modo seguro, onde e quando necessárias, para que clientes e comunidades possam superar os desafios da natureza. Seus produtos de sal ajudam a manter as estradas seguras durante o inverno nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido e são utilizados em diversas outras aplicações de consumo, industriais e agrícolas. No segmento dedicado à fisiologia e nutrição de plantas disponibiliza um portfólio completo: fertilizantes de solo de alta eficiência, tratamento de sementes, fertilizantes foliares, produtos de ação fisiológica e adjuvantes que melhoram a qualidade e o rendimento de colheitas, apoiando a agricultura sustentável. E seus negócios de produtos químicos especializados atendem ao setor de tratamento de água e a outros processos industriais. A empresa opera 21 instalações de produção e embalagem e conta com mais de 3 mil funcionários nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Brasil. No País, onde se encontra há 54 anos, possui 1,2 mil colaboradores, 8 fábricas e operações em dois principais negócios: soluções inovadoras para o agronegócio e produtos químicos destinados a processos industriais, proteção à saúde das pessoas e qualidade de vida.

Mais informações nos sites www.compassminerals.com e www.compassminerals.com.br


Connectare Comunicação
connectarecomunicacao.com.br