Iniciativa tem como objetivo promover o conhecimento do impacto das atividades cotidianas e engajar a população sobre as mudanças climáticas

As pessoas emitem, direta ou indiretamente, toneladas de dióxido de carbono (CO2) que são lançadas na atmosfera diariamente. Para promover o conhecimento do impacto das atividades cotidianas no planeta e engajar a população sobre as mudanças climáticas, a Fundação Espaço ECO (FEE), instituída e mantida pela BASF, criou a calculadora de emissões de CO2 para pessoa física. Chamado SustenBOT, o serviço é gratuito e pode ser acessado pelo endereço www.espacoeco.org.br/calculadora.

Por meio de apenas algumas perguntas, a plataforma calcula as emissões de CO2 geradas a partir das atividades comuns a todas as pessoas como, por exemplo, consumo de energia elétrica, alimentação, produção de resíduos, transporte e viagens. Ao final, a somatória é referente aos 12 meses do ano e esse valor é convertido no número de árvores que seriam necessárias plantar para compensar essas emissões.

Além de dar algumas dicas e instruções de como reduzir a pegada de carbono, a Fundação Espaço ECO direciona o usuário para uma plataforma onde é possível realizar a compensação da sua pegada de carbono ou fazer a doação de mudas de árvores.

“Atualmente, o CO2 é o mais abundante dos gases de Efeito Estufa, que contribui com o agravamento do aquecimento global e aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra. A calculadora possibilita que cada um tenha conhecimento do seu impacto nesse processo e repense hábitos, antes triviais”, comenta o consultor de Sustentabilidade da FEE, Tiago Egydio.

O SustenBOT é uma ferramenta rápida, acessível e gratuita criada pela FEE com base em um extenso banco de dados e pesquisas científicas, com base na Avaliação do Clico de Vida. A Calculadora de Emissões está alinhada ao 13 º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, um dos mais discutidos atualmente. O objetivo trata especificamente sobre as medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos, que afetam diretamente a saúde das pessoas, o crescimento econômico das nações e a biodiversidade global. A ideia é tornar o sustenBOT um hub digital de soluções para sustentabilidade.

Na Fundação Espaço ECO (FEE), atuamos como consultoria para sustentabilidade, desenvolvendo projetos customizados para organizações medirem e compreenderem impactos ambientais, sociais e econômicos de seus produtos e processos – com base no pensamento de Ciclo de Vida. Nossa equipe oferece conhecimento para cocriar soluções a uma sociedade em constante evolução, visando apoiar os gestores em suas decisões estratégicas e conscientizar os cidadãos em suas escolhas. Ainda oferecemos soluções que apoiam certificações e protocolos de sustentabilidade, projetos de conservação ambiental e na concepção e mensuração de impacto de projetos socioambientais. Criada e mantida pela BASF desde 2005, com a qualificação de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), atuamos com a missão de “promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade”; reinvestindo os recursos obtidos no financiamento de novos estudos, pesquisas e ações que beneficiam toda a sociedade.

Máquina Cohn&Wolfe
maquinacohnwolfe.com.br