Gestão, pessoal qualificado, foco e simplicidade. Esses são alguns dos segredos que levaram a Fazenda Cobiça, localizada em Três Corações, Minas Gerais, a conquistar, pela segunda vez consecutiva, o Troféu Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB) de ‘Melhor Fazenda’. Já a Fazenda Santa Helena (foto) foi a grande campeã na categoria lançada em 2020, ‘Melhor desempenho acumulado no ano’. A divulgação das vencedoras ocorreu durante o lançamento da quinta edição do IILB, que completou um ano de circulação e que trouxe uma análise detalhada sobre a relação entre o tamanho das fazendas e sua produtividade.

 

Categoria: Melhor fazenda – De propriedade dos irmãos Marcelo e Marcílio Branquinho e contando com um rebanho acima de 2000 animais leiteiros, a Fazenda Cobiça conquistou 8,86 pontos em um universo de 10 pontos possíveis no IILB. A pontuação foi muito superior à média geral, que nesta quinta edição foi de 4,20 pontos, e garantiu seu bicampeonato. A CEO da Ideagri, Heloise Duarte, explica que os proprietários da Cobiça possuem uma preocupação forte com a qualidade de todo o negócio. “Eles conhecem a fazenda profundamente, buscam soluções práticas e tomam decisões baseadas em números, isso sem deixar de lado a atenção com as pessoas e os treinamentos”, completa.

Há pouco mais de 20 anos, os proprietários focaram seus esforços no leite, abandonando a cultura do café, com a qual também trabalhavam. “Eles definiram como meta serem os melhores e trabalham para isso. São muito atentos à saúde das vacas e cuidam bastante da seleção genética. Em caso de anomalias, fazem tratamento”, explica Heloise.

 

Nova Categoria: Melhor desempenho acumulado no ano – A grande novidade do Troféu IILB em 2020 foi a criação de uma nova categoria para o prêmio, Melhor desempenho acumulado no ano, na qual é avaliada  toda a evolução das fazendas no ranking IILB. A vencedora da categoria foi a Agropecuária Santa Helena, localizada em Prata, Minas Gerais. De propriedade de Felipe Achcar. A Fazenda pulou mais de 20 posições, alcançando o top 5 do ranking do IILB.

Com rebanho de gado girolando, há cerca de 5 anos, aproximadamente, a fazenda, que até então tinha como principal atividade a produção de peru, após o encerramento desta atividade, voltou seus esforços para a produção de leite. “A fazenda era tiradora de leite e não produtora de leite”, explica Achcar. “Toda a estrutura utilizada para o aviário foi adaptada e hoje é utilizada para as vacas, como os galpões, onde construímos os cochos, pista de trato, aumentamos a quantidade de ventiladores, aproveitando o que já tínhamos”.

O proprietário credita esse avanço da fazenda no IILB principalmente ao gerenciamento e capacitação de pessoas, além dos investimentos em estrutura. “Nós aumentamos a sala de banho, melhoramos a ordenha, o bezerreiro, criamos uma estrutura que chamamos de manjedoura, onde o bezerro fica em uma gaiola suspensa de 0 a 30 dias, enfim, foi na verdade uma soma de fatores. Além disso, desde que me formei em Agronomia e assumi a fazenda, em 2016, temos buscado a profissionalização ano após ano e agora estamos colhendo os frutos.”


PIQUINI Comunicação Estratégica
(31) 2510-2630 | piquini.com.br