Nutricionistas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO) dão dicas de alimentação durante o período

Diante da rápida proliferação do novo Coronavírus no Estado de São Paulo e Brasil, muitas pessoas se encontram em quarentena, medida adotada que restringe as atividades e o contato entre indivíduos suspeitos de contaminação com pessoas que estejam sadias. O tempo de isolamento no caso do Covid-19 é de no máximo 14 dias e pretende evitar a propagação do vírus para proteger a saúde da população.

Neste momento, além das pessoas se manterem em casa, evitarem aglomerações e tomarem os devidos cuidados para não contrair ou disseminar o vírus, elas devem se alimentar corretamente. O nosso sistema imunológico tem a função primordial da defesa, por isso devemos sempre mantê-lo saudável.

Para isso, faça refeições completas e equilibradas. Aumente o consumo de alimentos como laranja, goiaba, limão, acerola, castanhas, peixes, iogurtes naturais, cereais integrais, verduras verdes escuras e legumes variados. E nunca esqueça da hidratação adequada, consumindo no mínimo 2 litros de água por dia.

Também é importante realizar atividade física de forma moderada e, de preferência, dentro de casa. As pessoas que não têm o costume se se exercitar, podem optar por uma caminhada diária em um ambiente privado, como a área externa da casa ou do condomínio. Não exagere na prática de exercícios físicos, pois isso pode prejudicar o sistema imune.

Dentre outras precauções a serem tomadas, a higiene pessoal é de extrema importância. Lave frequentemente as mãos com água e sabão e use álcool em gel 70%, principalmente depois de tossir ou espirrar, após tocar em outras pessoas ou objetos com risco de contaminação, depois de ir ao banheiro e antes e depois de comer ou preparar os alimentos. Outra medida de prevenção importante é sempre que chegar da rua, tomar banho imediatamente e trocar de roupa.

A limpeza e higienização da casa também devem ser feitas regularmente. A recomendação é limpar o chão, azulejos e superfícies com cloro diluído em água e, em seguida, higienizar com álcool em gel 70% as maçanetas, interruptores e superfícies.

Com os cuidados recomendados, certamente teremos uma redução significativa dos casos de infecção e a recuperação mais rápida dos que já estão infectados.


Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo