Como fazer a aplicação correta de medicamentos em bovinos?

Por Marcos Ferreira *

Marcos Ferreira, médico-veterinário e gerente de Produtos da UCBVET Saúde Animal © Divulgação UCBVet

No sistema de produção de bovinos, o correto manejo sanitário dos animais impede que enfermidades apareçam e se espalhem. Assim, as “Boas Práticas na Aplicação de Medicamentos Injetáveis em Bovinos” exigem grande atenção específica, pois podem reduzir drasticamente os prejuízos aos pecuaristas, bem como diminuir as lesões aos animais e garantir que o processo de aplicação seja bem sucedido.

A aplicação de medicamentos injetáveis pode ser feita por três vias: intravenosa (IV), intramuscular (IM) e subcutânea (SC).

A intravenosa é quando a aplicação é realizada diretamente na corrente sanguínea do animal, promovendo a distribuição imediata do medicamento, o que levará a um rápido efeito. Uma das facilidades deste método é que ele também possibilita a administração de grandes doses.

A segunda opção é a intramuscular, que ocorre diretamente na musculatura, ocasionando uma absorção relativamente rápida. Neste caso recomenda-se aplicar um volume que não exceda 10 ml por músculo. O ideal também é intercalar a face de aplicação (lado direito e lado esquerdo), além de se utilizar agulha 40×12 ou 40×16, dependendo do tamanho do animal.

A administração subcutânea é realizada diretamente embaixo da pele, promovendo uma lenta e contínua absorção, sendo recomendada sua aplicação na tábua do pescoço. O uso de agulhas descartáveis é aconselhável, pois isso evita a disseminação de doenças e aumenta a eficiência tanto do medicamento como do tratamento.

 

Quais cuidados o produtor deve ter? – As boas práticas na aplicação de medicamentos injetáveis em bovinos demanda rígida atenção antes mesmo da aplicação. Os cuidados já começam na hora da compra dos produtos, uma vez que é necessário evitar embalagem violada (lacre rompido, caixa amassada ou aberta).

Também é preciso estar atento e verificar o prazo de validade, a presença de sedimentos ou líquido turvo e adquirir apenas produtos licenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Além disso, sempre leia atentamente as recomendações prescritas em bula.

O armazenamento do medicamento merece um cuidado à parte. Ele deve ser feito de forma adequada, preferencialmente em locais arejados, limpos, secos e que permitam a fácil visualização e identificação dos produtos.

Evitar o calor e a exposição direta à luz solar também é aconselhável, assim como manter a temperatura entre 15° e 30°C, em salas que devem estar protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Antes da aplicação é necessário realizar a higienização pessoal, lavando as mãos com água e sabão, bem como utilizar luvas de procedimento. Também é preciso fazer a desinfecção do local por meio da utilização de álcool iodado.

 

Atenção ao controle pós-aplicação – É importante manter um registro em cadernetas ou informatizado dos produtos veterinários utilizados, com informações sobre o nome da solução, a quantidade utilizada (dose), as datas de administração e a relação com a identificação dos animais tratados e números de lote.

Além disso, é preciso respeitar o prazo de carência para cada medicamento utilizado conforme a recomendação da bula e, caso necessário, suspender o uso do produto nas situações em que os animais apresentem sensibilidade ao tratamento e/ou efeitos colaterais.

Para garantir que todo o ciclo seja realizado de forma certa, é importante que o descarte das embalagens vazias seja feito corretamente em locais apropriados, ou realizar o devido encaminhamento aos órgãos responsáveis pela incineração dos invólucros.

Tomando essas pequenas medidas no dia a dia do manejo é possível tornar a atividade pecuária cada vez mais sustentável, evitando perdas financeiras e garantindo o bem-estar do rebanho.


A UCBVET está entre as dez empresas farmacêuticas veterinárias brasileiras com maior faturamento, segundo o Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal), com atuação em diversos países das Américas Latina e Central e da África, Oriente Médio, além de todo o território nacional. Atualmente possui, em seu portfólio, 63 produtos em mais de 100 apresentações.

Suas linhas compreendem medicamentos veterinários de ação terapêutica (hormônios, anti-inflamatórios, analgésicos, antitóxicos e reconstituintes orgânicos), antiparasitários (endectocidas, endoparasiticidas e ectoparasiticidas) e antimicrobianos.

A companhia possui fábrica e laboratórios em Jaboticabal (SP), uma unidade de negócios em Ribeirão Preto (SP) e mais de 330 colaboradores. Uma das mais tradicionais e inovadoras empresas do segmento no Brasil, a UCBVET fabrica medicamentos para animais de produção (bovinos, bubalinos, suínos, ovinos, caprinos, equinos e aves) e de companhia (cães e gatos) desde 1917, quando foi criada pelo empresário João Brunini.


Attuale Comunicação
(11) 4022-6824 | attualecomunicacao.com.br