Estudo promovido pela Yes apresenta respostas positivas na utilização dessas substâncias como alternativa aos antibióticos promotores de crescimento

Verônica Lisboa, pesquisadora e coordenadora Técnica de Pesquisa da Yes. © Divulgação Yes

A efetiva utilização de aditivos naturais na nutrição de animais, em substituição ao uso de antibióticos promotores de crescimento foi tema de uma pesquisa apresentada pela pesquisadora e coordenadora Técnica de Pesquisa da Yes, Verônica Lisboa. O estudo foi realizado visando avaliar o efeito da inclusão de aditivos prebióticos naturais sobre o desempenho de frangos de corte criados em sistema antibiotic free.

“Desde 2006, quando a União Europeia proibiu o uso total de antimicrobiano como promotor de crescimento na produção animal, o mercado busca uma solução que auxilie no desenvolvimento dos animais, sem causar perdas de produção e econômicas e mantendo suas ações benéficas, o que tem impulsionado diversos estudos neste âmbito”, explica a pesquisadora.

O experimento contou com 240 pintinhos, de um dia de idade, machos, vacinados contra as doenças de Marek e Gumboro, divididos em dois tratamentos, com quatro repetições cada. As aves foram alojadas em um aviário convencional, com oito boxes de 1,0 x 2,5m, com 30 aves/box. Água e ração foram ofertadas à vontade.

O estudo concluiu que o tratamento com inclusão de frutooligossacarídeos (FOS) e galactooligossacarídeos (GOS), substâncias que mais têm sido estudadas como aditivos prebióticos, apresentou maior índice de eficiência produtiva quando comparado ao tratamento controle. “Esse resultado nos sugere que a fermentação do prebiótico propiciou um ambiente favorável ao crescimento de bactérias benéficas no trato gastrointestinal dos animais, resultando em melhor absorção dos nutrientes da dieta”, destaca Verônica.

A microbiota do trato digestório das aves de produção tem relevante papel na digestão dos alimentos ingeridos e no sistema imunológico. Desequilíbrios na composição deste microambiente podem ocasionar transtornos no desempenho e na capacidade de aproveitamento dos nutrientes. “Introduzir essas substâncias na dieta animal auxilia o produtor a conquistar uma maior rentabilidade na atividade com foco na segurança alimentar, no bem-estar animal e de forma sustentável”, destaca ela.

 

Soluções biotecnológicas – Atualmente, como alternativa aos antibióticos promotores de crescimento, já é possível encontrar no mercado prebióticos naturais, atóxicos e que não induzem resistência bacteriana.

A Yes, empresa que desenvolve e produz soluções biotecnológicas para uma nutrição animal eficaz, possui uma linha de prebióticos que, por não serem digeridos pelas enzimas digestivas do animal, alcançam o ceco, onde servem de substratos para as bactérias benéficas, aumentando a síntese de ácidos graxos de cadeia curta e bacteriocinas naturais.

“Esses produtos podem ser utilizados na ração de animais de produção e companhia, com o propósito de estabilizar e promover o equilíbrio da população bacteriana no trato digestório, auxiliando na sanidade, na absorção dos nutrientes das rações, no desempenho desses animais e na saúde dos consumidores”, explica o diretor técnico da Yes, Carlos Ronchi.

A Yes, empresa de biotecnologia em nutrição animal, desenvolve aditivos nutricionais como adsorventes de micotoxinas, prebióticos, minerais orgânicos, blends e derivados de leveduras com o objetivo de melhorar o desempenho e saúde dos animais. Todos os produtos estão de acordo com as mais rigorosas leis dos mercados mundiais, como Estados Unidos e Europa. Fundada em 2008, a Yes tem escritório-matriz em Campinas/SP, três plantas de produção, uma em Lucélia/SP, uma em Santa Isabel/SP e uma em Borá/SP, um Centro de Logística e Distribuição em Lucélia/SP e outro em Londrina/PR. Atua em todo o Brasil, além de exportar para mais de 25 países, estando presente na América Latina, no Egito, na Indonésia, Tailândia, Filipinas e em Benim. Desde 2016 a empresa faz parte do portfólio de investidas do fundo de investimentos Aqua Capital.


Attuale Comunicação
(11) 4022-6824 | attualecomunicacao.com.br