Evento, promovido pela ABAG e B3, será realizado em São Paulo no dia 5 de agosto e contará com a presença de empresários, formadores de opinião e lideranças do agronegócio

Jingtao Chi, Chairman da COFCO Internacional © Divulgação

Em razão da importância das relações comerciais do Brasil com seu mais importante parceiro de negócios, que é a China, os organizadores do Congresso Brasileiro do Agronegócio decidiram trazer para a palestra de abertura do evento, marcado para o dia 5 de agosto, em São Paulo, o executivo Jingtao (Johnny) Chi, chairmam da chinesa COFCO International, uma das maiores tradings de agronegócio mundial. O Congresso é uma realização conjunta da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio e da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, devendo atrair a atenção de 900 congressistas. Veja programação aqui.

Além de traçar um panorama e falar das perspectivas de negócios entre o Brasil e a China, o palestrante, cujo tema abordado será “O Mercado Chinês e a Produção Sustentável no Brasil”, também destacará aspectos relacionados à produção sustentável, que é objeto de grande preocupação da política chinesa. Desde 2009, aquele país vem planejando uma reforma radical na sua política ambiental. Prova disso é que, no próximo ciclo de planejamento do seu desenvolvimento, o governo chinês prevê a transformação do país em uma economia verde. Em 2017, o Estado chinês definiu que serão investidos cerca de US$ 360 bilhões em energia limpa até 2020.

O tema abordado pelo convidado chinês provavelmente despertará reflexões dos participantes dos demais painéis. Logo após a fala do executivo da COFCO International, o Congresso terá um painel denominado Redução do Custo Brasil, que contará com as participações de Bernard Appy, diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF); do diretor de Operações Supply Brasil da Syngenta, Jorge Buzzetto; do presidente da Yara Brasil, Lair Hanzen; e de Roberto Brant, presidente do Instituto CNA.

Já do Painel 2, cujo tema é Mecanismos Financeiros, participarão: Carlos Aguiar Neto, diretor de Agronegócios do Banco Santander; Pedro Barros Barreto Fernandes, diretor de Agronegócio do Itaú BBA; Renato Buranello, sócio da VBSO Advogados; Roberto França, diretor de Agronegócios do Bradesco e Fabio Zenaro, diretor de Produtos Balcão, Commodities e Novos Negócios da B3.
Por fim, no Painel 3, o Congresso discutirá Pilares para o Futuro do Agro, com as participações dos debatedores: Douglas Ribeiro, diretor de Marketing da Corteva Brasil, incumbido de falar sobre o tema Inovação; Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), que abordará a temática da Sustentabilidade; Paulo Resende, professor da Fundação Dom Cabral, encarregado de tratar de Infraestrutura; Ruy Shiozawa, presidente da Great Place to Work Brasil, cujo tema será Gestão; e Ulisses Thibes Mello, diretor da IBM Research Brasil, cujo assunto será Conectividade.

As análises e discussões serão moderadas, em todos os painéis do evento, pelo jornalista William Waack.

Além dos debates, análises e discussões, o Congresso ainda programou a entrega de várias premiações. Inicialmente, será prestada uma Homenagem Especial ao Programa Educacional Agronegócios na Escola, desenvolvido pela ABAG Ribeirão Preto. Em seguida, serão entregues os prêmios: Personalidade do Agronegócio “Ney Bittencourt de Araújo – Personalidade do Agronegócio” e “Norman Borlaug – Sustentabilidade” a profissionais que se destacaram no agronegócio brasileiro.

No prêmio Personalidade do Agronegócio, o homenageado deste ano será o economista José Roberto Mendonça de Barros, sócio fundador da MB Associados. Já o Prêmio Norman Borlaug será entregue a Marcos Guimarães de Andrade Landell, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas. No primeiro caso, a apresentação do homenageado será feita pelo ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, atual coordenador do GVagro da FGV. No segundo caso, a apresentação será feita pelo presidente do Grupo Tereos, Jacyr Costa Filho.

O Congresso Brasileiro do Agronegócio, que já se tornou referência no agro brasileiro, será aberto pelo presidente do Conselho Diretor da ABAG, Marcello Brito; pelo presidente da B3, Gilson Finkelsztain, além de contar com as presenças das principais lideranças empresariais, setoriais, parlamentares e governamentais dos mais diferentes segmentos e instâncias da cadeia do agronegócio brasileiro.

Congresso Brasileiro do Agronegócio ABAG e B3 – Agro: Momento Decisivo

Data: 5 de agosto de 2019, das 8hs às 19h00

Local: Sheraton WTC São Paulo Hotel – Av. das Nações Unidas, 12.559

Outras informações em: cbaabagb3.com.br/


Mecânica de Comunicação
(11) 3259-6688/1719 | www.meccanica.com.br