A Cooxupé, maior cooperativa agropecuária de Minas Gerais, e a Netafim, empresa líder e pioneira em irrigação por gotejamento, firmaram uma parceria estratégica para que cooperados possam irrigar suas lavouras. A aliança consiste na conexão de três elos: a Cooxupé, a Netafim e os distribuidores parceiros da Netafim, oferecendo benefícios significativos e condições especiais a milhares de cooperados.

Essa colaboração estratégica facilitará o acesso dos cooperados da Cooxupé a tecnologias de irrigação de última geração para seus cafezais, permitindo que produzam mais com menos recursos. “Com o apoio da Netafim, os produtores poderão investir em soluções inovadoras de irrigação por gotejamento, proporcionando maior eficiência hídrica e melhorando a produtividade de seus cafezais, de forma sustentável”, explicou Ettore Vanzetti, Gerente Regional de Vendas da Netafim.

Esta união reúne a força e experiência da Cooxupé no setor agrícola, juntamente com a inovação e qualidade das soluções oferecidas pela Netafim, além do atendimento especializado da rede de distribuição para cada agricultor. A parceria trará inúmeros benefícios aos agricultores, impulsionando o crescimento e fortalecendo a cadeia produtiva da cafeicultura.

A Cooxupé é uma cooperativa com mais de 18 mil cooperados, sendo mais de 97% deles pequenos produtores que dependem da agricultura familiar e recebe café de mais de 300 municípios em sua área de atuação, localizada no Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Matas de Minas e Vale do Rio Pardo (no estado de São Paulo).

De acordo com Mário Ferraz de Araújo, Gerente de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, a parceria com a Netafim se deu porque a irrigação é uma tecnologia que agrega produtividade e rentabilidade ao cooperado. “E porque a Netafim é uma empresa de irrigação diferenciada no setor em termos de qualidade de produtos e tecnologia”, disse Araújo.

Ele contou ainda que as principais necessidades que levam os cafeicultores a optar pela irrigação são: os expressivos aumentos de produtividade e rentabilidade, assegurando uma produção segura e que não dependa das condições climáticas, cada vez mais imprevisíveis.

“Consideramos que o principal impacto positivo dessa nossa parceria será o aumento da satisfação de nossos cooperados e, consequentemente, a fidelização deles com acesso a uma tecnologia de ponta que pode ser adquirida com a própria produção de café”, detalhou o gerente.

A Cooxupé tem expandido sua atuação em mercados como o de cafés especiais e certificados. Com 48 unidades de negócios, incluindo a Matriz em Guaxupé, núcleos, filiais, unidades avançadas, postos de atendimento e um escritório de exportação em Santos, a cooperativa também possui armazéns e o Moderno Complexo Industrial Japy, um empreendimento logístico de última geração.

Fundada em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é líder mundial em soluções de irrigação e está presente em mais de 110 países. Ao chegar ao Brasil na década de 1990, a empresa trouxe consigo um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação por gotejamento, com o objetivo de promover o eficiente uso da água e nutrientes, aumentando produtividades e trazendo muito mais tranquilidade aos produtores rurais.

“Essa parceria fortalece o compromisso das empresas com a sustentabilidade e o desenvolvimento da cafeicultura, demonstrando a importância de se investir em soluções tecnológicas para uma produção mais eficiente e responsável”, finalizou Vanzetti.

Unidos, Netafim e Cooxupé, trazem um novo capítulo para a cafeicultura brasileira, contribuindo para a prosperidade dos produtores e para a preservação do meio ambiente.

Fundada em um pequeno kibbutz em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com atuação em mais de 110 países, chegou ao Brasil na década de 1990, com um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação por gotejamento, que visam contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura e trazendo mais tranquilidade ao produtor rural.

Alfapress Comunicação