Mesmo em baixas temperaturas, a praga é uma ameaça. Embora, muitas vezes, os danos não sejam visuais, produtores devem se manter em alerta

O plantio de inverno de hortaliças como cenoura e batata se inicia e as baixas temperaturas não são impedimentos para que os nematoides continuem se reproduzindo e causando prejuízos às lavouras. Os produtores devem estar em alerta para o manejo dessa praga, uma vez que ela danifica o sistema radicular da planta e ocasiona a queda de produtividade dos cultivos. Além disso, os nematoides podem abrir ferimentos nas raízes das plantas e favorecerem a entrada de outros patógenos. “Nematoide do gênero Helycotilenchus spp., por exemplo, que, segundo agricultores, é de baixa importância agronômica, merece atenção, pois abre porta para a entrada da sarna na cultura da batata e de Phytium spp. na cenoura, que são doenças extremamente problemáticas no cultivo das hortaliças”, destaca a agrônoma de Desenvolvimento de Mercado da ADAMA, Carla Fiorin.

De acordo com a agrônoma, embora os nematoides se manifestem mais no calor e na safra das águas, o produtor deve manter a atenção ainda no inverno pois mesmo que a reprodução da praga seja baixa em temperaturas amenas, existe ainda a interação de Meloidogyne spp. e Pratylenchus spp. com Ralstonia spp., Verticillium spp. e Erwinia spp., onde o uso de nematicida vai controlar a praga e contribuir na menor incidência dos patógenos. Além disso, neste ano, com o inverno mais chuvoso, diferentemente do que aconteceu no ano passado, a pressão dos nematoides aumenta. Na região do Cerrado, por exemplo, ainda estão acontecendo chuvas intensas e isso tem favorecido a pressão da praga, de acordo com a agrônoma.

No ano passado, a equipe de agrônomos da ADAMA (leia-se ADAMÁ), companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, conduziu alguns ensaios que comprovaram que a utilização de nematicida em épocas de baixas temperaturas controlou os nematoides, suprimiu a interação com outros patógenos, além de aumentar a qualidade e a produtividade dos cultivos. As pesquisas realizadas com Nimitz® na safra de inverno para batata, por exemplo, mostraram um incremento de até 55 sacas por hectare quando comparado a áreas não tratadas. Já em áreas de plantio de cenoura, Nimitz® promoveu o incremento de 143 caixas a mais por hectare quando comparado à testemunha.

Carla Fiorin, agrônoma de Desenvolvimento de Mercado da ADAMA

“É importante que o produtor realize o manejo de nematoides no inverno também. Nas épocas mais frias, com a menor reprodução da praga, doses mais baixas de Nimitz® contribuíram para a redução dos custos e a sustentabilidade do sistema de produção. Nesse período, Nimitz® entregou altos patamares de produtividade e qualidade de mercadoria tanto em batata quanto em cenoura. Já nos plantios das águas, doses maiores resguardaram o produtor no controle da praga e ainda promovem maior incremento de produção quando comparado aos concorrentes do mercado”, afirma Carla.

“Os produtores costumam confundir também os sintomas de Pratylenchus spp. com lenticela aberta nos tubérculos e, quando há pouca oferta do produto, o mercado aceita a mercadoria com os sintomas, mas, quando há grande demanda, pode haver rejeição ou diminuição do preço. Esses sintomas diminuem o tempo de prateleira devido ao apodrecimento precoce nos mercados”, explica Carla.

A aplicação de nematicidas é uma das mais efetivas no controle dessa praga, reduzindo a população e permitindo que a cultura se estabeleça. A escolha pelo produto correto é fundamental para preparar o solo a receber a cultura implantada, devendo-se analisar as características físico-químicas e mecanismo de ação para maior sustentabilidade do sistema de cultivo. Companhia líder em proteção de cultivos, a ADAMA tem como um dos pilares estratégicos a formulação de soluções que tragam simplicidade, facilidade de aplicação e efetividade. “Com foco no manejo de nematoides, temos disponível no mercado, entre outras soluções, Nimitz®, produto inovador, com menor toxicidade, maior rentabilidade, ação eficaz e que traz mais produtividade”, conclui Carla.

A ADAMA Ltd. é líder global em proteção de culturas, fornecendo soluções para agricultores em todo o mundo para combater plantas daninhas, insetos e doenças. A ADAMA possui um dos mais amplos e diversos portfólios de ingredientes ativos do mundo, bem como instalações de P&D de última geração, fabricação e formulação.
Com uma cultura que capacita os colaboradores a escutar os agricultores, a ADAMA oferece uma vasta gama de produtos diferenciados de alta qualidade, fornecendo soluções que atendam às necessidades locais de agricultores e clientes em mais de 100 países em todo o mundo.

Connectare Comunicação