A abertura oficial da Expoarroz Tech 2019, realizada nesta terça-feira (14/05), reuniu diversas autoridades do Rio Grande do Sul, representantes de entidades e empreendedores do setor orizícola no Centro de Eventos, em Pelotas/RS.

A noite foi marcada por homenagens, e pela assinatura do decreto que inclui a farinha de arroz na produção da merenda escolar nas escolas municipais de Pelotas, através do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz), do Instituto Rio-grandense do Arroz (IRGA).

O idealizador da feira, e Superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima, saudou os presentes e agradeceu aos os patrocinadores e colaboradores. “Aprendi a valorizar o empreendedorismo”, afirmou. Estima apontou a Expoarroz como um exemplo de empreendedorismo, citando os expositores que, segundo ele, “chegaram aqui há mais de uma semana, com carretas e vários equipamentos, apostando em uma terra que produz mais de 70% do arroz que o brasileiro consome”.

Thiago Barata, Diretor-executivo do Sindicato da Indústria do Arroz no Estado do Rio Grande do Sul (Sindarroz), parabenizou os organizadores da feira, e afirmou que o evento reflete a pujança da do setor produtivo e do setor industrial da cadeia do arroz. “No Rio Grande do Sul se produz cerca de 7.5 milhões de toneladas de arroz, mas pouco se fala que isto coloca o RS como principal foco produtor e industrial de arroz fora do Continente Asiático”, apontou.

O Presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, desejou uma excelente feira e bons negócios a todos, e disse: “Me orgulho em fazer parte deste setor, e de fazer parte de um evento como este, que reúne todos os setores da cadeia produtiva do arroz”.

A Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, citou a 29ª Abertura da Colheita do Arroz, realizada em fevereiro deste ano, na cidade do Capão do Leão. Paula falou ainda sobre a tradição orizícola na cidade: “Essa história foi constituída por muitas mãos e varias gerações, e a Expoarroz reproduz isso, valorizando nossa terra e trazendo pra cá os olhares do país inteiro, se reinventando a cada ano”, encerrou.

Representando o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, o Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, lembrou que 40% do PIB do estado tem origem no agronegócio, e desta forma apontou a relevância da Expoarroz e da pasta que coordena. “A região Sul a cada momento, a cada expressão de seus agentes políticos, levanta uma bandeira que deve ser abraçada”, disse ele.

 

Assinatura do decreto que insere a farinha de arroz na merenda das escolas municipais de Pelotas foi destaque na noite desta terça-feira (14/05).

Decreto inclui farinha de arroz na merenda escolar de Pelotas – Ao final da abertura oficial, o público se encaminhou até o espaço do Instituto Rio-grandense do Arroz (IRGA), para acompanhar a assinatura do decreto que inclui a farinha de arroz na produção da merenda escolar nas escolas municipais de Pelotas. Na oportunidade, a coordenadora do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz), Camila Couto, agradeceu o apoio da Prefeitura de Pelotas ao programa, apontando algumas das iniciativas do mesmo, e falou ainda sobre a importância de se reconhecer e utilizar o arroz produzido na região.

Segundo o presidente do IRGA, Guinter Frantz, sua gestão está pautada em diversos projetos de incentivo à pesquisa, ao aumento de renda para o produtor, e à valorização do arroz, para que a comunidade tenha mais entendimento da importância de consumir o grão, não apenas como produto final, mas também o seu coproduto. “A medida que a população consome mais arroz, ela se transforma em uma população mais saudável”, afirmou. Guinter agradeceu ainda à Prefeitura Municipal pela iniciativa de valorização de toda a cadeira produtiva, através do incentivo ao consumo do arroz. Após a assinatura do decreto pela Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, foi servido um coquetel com produtos de arroz e farinha de arroz.

Expoarroz Tech 2019 (www.expoarroz.com.br)

14 a 16 de maio | 14h às 21h | Centro de Evento Fenadoce (Av. Pinheiro Machado, 3390 / BR – 116 – Dist. Industrial )- Pelotas/RS


Reverso Comunicação Integrada
(51) 3398-7958 | www.reversocomunicacao.com.br