Plataforma e-Agro auxilia administradoras no dia a dia dos negócios; com o sistema, empresária mineira tem sua fazenda na palma da mão no smartphone ou no tablet, 24h por dia

Durante anos o agronegócio foi um setor totalmente masculino. Os homens eram os principais gestores de propriedades rurais. Com o passar do tempo o cenário mudou e as mulheres estão cada vez mais inseridas na área. Elas estão sempre antenadas e levam novidades para dentro da porteira. A tecnologia chegou para ficar e as mulheres já perceberam a importância dela.

Camila Cristina Binotto, de 35 anos é a gerente administradora do Sítio Novo Horizonte, em Araxá (MG) | © Divulgação

Camila Cristina Binotto, de 35 anos, é biomédica e sempre teve afinidade com a agricultura. A inspiração surgiu na família. Filha e irmã de agrônomos acompanhou de perto a rotina de trabalho dos dois, desde pequena. Mesmo com tanta proximidade, não imaginava que assumiria a gestão de uma propriedade. A mudança aconteceu em 2012 quando o pai comprou o Sítio Novo Horizonte, em Araxá (MG), com 65 hectares de cultivo de café. “Comecei a fazer cursos sobre cafeicultura e me apaixonei pelo assunto. Abandonei a biomedicina e hoje me dedico à propriedade ao lado do meu pai”, comenta.

Camila é a gerente administradora do local. Para alcançar resultados positivos passou por dificuldades. “Tive problemas com os funcionários. Eles não acatavam as minhas coordenadas. Foi difícil implantar as técnicas de terreiro e de secagem, pois a equipe trabalhava há anos de uma maneira eu queria fazer de outra. Com tempo e ‘jeitinho’, tudo foi mudando e se encaixando”, conta.

“Na minha visão o sexo é indiferente na hora da administração. O importante é ter capacidade na execução das tarefas. Acredito que as mulheres são até mais cuidadosas em algumas atitudes”, avalia Camila.

Dia a dia – A rotina de trabalho de Camila é intensa. Realiza a gestão financeira, o controle de funcionários, a manutenção dos implementos, a compra de materiais, as cotações, as certificações e a regulação de implementos e das máquinas de colheita e manejo de terreiro. “Em período de safra viajo todos os dias de Uberaba a Araxá, ida e volta. Tenho uma filha de oito anos. Para cuidar dela conto com a ajuda da minha mãe na hora de levar à escola e a outras atividades. Na entre safra, diminuo as viagens para duas ou até três vezes por semana. Assim, consigo conciliar a rotina de gerente e de mãe”, explica.

Camila foi em busca de tecnologia. No começo, contava com o auxílio de um sistema financeiro. “O software não tinha proximidade alguma com a minha atividade. Atuo com custos, lançamentos de dados, entre outros. Quando conheci a plataforma e-Agro me apaixonei. Hoje, ela gerencia todo o meu controle operacional. Me envia os recursos de venda e estoque, os lançamentos diários de despesas e programo as contas a pagar. É um aplicativo perfeito para quem precisa de uma gestão operacional e financeira”, diz.

“Com a e-Agro lanço os dados diários de compras, gastos, operações que os tratores fazem, faço relatórios de custos de cada operação, seja individual ou por talhão. Entram também os gastos mensais, pagamentos futuros, venda de café, enfim, tudo o que necessito. Os resultados obtidos são surpreendentes. Tenho o controle correto e fácil das despesas e das operações, o tempo todo”, observa Camila.

Segundo Angelo Palocci, diretor de marketing da e-Agro, a proposta da plataforma é auxiliar os produtores na gerência. “Sabemos que a vida das mulheres é corrida, pois conciliam duas rotinas: de casa e do trabalho. Com o sistema elas ganham mais tempo para investir e ficar com a família. Estamos sempre à disposição para auxiliar e desenvolver uma plataforma que agregue ao negócio. Pensamos na necessidade de cada cliente”, finaliza.


A plataforma e-Agro oferece ao empreendedor a gestão de seu negócio na palma da sua mão, de qualquer lugar do mundo, apenas utilizando smartphone ou tablet. O sistema funciona de forma simplificada, 24 horas por dia e com total suporte técnico. O aplicativo também oferece capacitação para seus usuários. Atualmente, a e-Agro conta com mais de 1.577 fazendas cadastradas, totalizando, aproximadamente, 86.579 hectare. Visite www.eagro.ag e saiba mais.

Pixxis
(11) 2626.0286 | (16) 3941.1010
www.pixxis.com.br