O já tradicional Encontro de previsão da safra da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC) ganhou reforço em 2018. A Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (ANEA) uniu-se à ANEC para a realização do 7º Encontro de Previsão da Safra ANEC/ANEA, que será realizado nesta quinta-feira (1º de março), em Cuiabá, Capital de Mato Grosso — estado campeão brasileiro de produção agrícola.

Conforme o presidente da ANEC, Luís Barbieri, desde o primeiro Encontro, realizado em fevereiro de 2015, a análise da produção de algodão sempre esteve presente nos debates e agora ganha um destaque maior nesta edição.

“Muitos produtores de grãos também plantam algodão. Por isso, a previsão da safra é de interesse do público. Além disso, nesta edição estaremos em Mato Grosso o líder na produção nacional de pluma”, lembra Barbieri.

O presidente da ANEA, Henrique Snitcovski, destaca que as duas associações são parceiras e a união de forças só engrandece o evento. Ao levar o encontro para Cuiabá, há oportunidade de reunir um número relevante de participantes envolvidos em toda a cadeia da produção de grãos e algodão, desde a produção até a comercialização.

“O Encontro de Previsão de Safra é bastante aguardado pelos produtores, são apresentados indicadores que permitem um planejamento assertivo da lavoura, já que antecipa informações de previsão de área plantada, produção, preço, rentabilidade e mercado”, analisa Snitcovski.

“A iniciativa da ANEC/ANEA de levar este evento para Mato Grosso, onde está o coração da produção brasileira, foi muito interessante. Os agentes que estão no dia-a-dia da comercialização da safra agora têm a possibilidade de participar desse encontro que antes ocorria em São Paulo. É uma oportunidade também para termos maior número de produtores presentes, sempre interessados nos números de safra”, avalia o CEO da Agroconsult, André Pessôa, que irá antecipar dados do Rall y da Safra no evento.

Previsão de safra – O 7º Encontro de Previsão de Safra da Anec será realizado no dia 1º de Março (quinta-feira), a partir das 16h, no Buffet Leila Malouf, em Cuiabá (MT).

Além de André Pessôa vão compor o painel de debates Marco Maciel, da Bloomberg, Guilherme Quintella, da Ferrogrão, e ainda Kieran Gartlan, da CME.

As palestras serão seguidas de um painel para debater outros assuntos relevantes para o setor e ao final, a ANEC promoverá uma confraternização.