Protocolo de imunização de cavalos deve ser realizado entre os meses de janeiro e fevereiro

A manutenção da saúde dos equinos, de lida ou atletas, está diretamente associada ao rendimento e à produtividade. A vacinação adequada é uma ferramenta estratégica, que garante o bem-estar dos animais e previne o surgimento de uma série de doenças graves que podem levar os cavalos ao óbito. Por isso, os criadores precisam seguir rigorosamente o calendário de imunização.

Com o avanço crescente do mercado equestre e do agronegócio por todo o país, os animais são frequentemente submetidos a aglomeração e ao transporte, práticas que estimulam à disseminação de doenças.

“A vacinação ajuda a proteger os equinos contra enfermidades colaborando para a manutenção da saúde animal, principalmente quando feita dentro do cronograma correto de imunização, por isso, é importante que os criadores sigam corretamente o cronograma de imunização. Os meses de janeiro e fevereiro marcam a temporada de vacinação contra Gripe Equina, Encefalomielite Equina, Tétano, Raiva e Garrotilho”, explica a Gerente de Linha da Unidade de Equinos da Ceva Saúde Animal, Baity Leal.

A Raiva e Encefalomielite são transmitidas por um vírus. Essas enfermidades atingem o sistema nervoso dos animais, provocando uma série de distúrbios neurológios, que, na maioria das vezes, levam o animal a óbito. Além disso, por serem zoonoses, essas doenças podem contaminar os humanos.

Sempre em busca de soluções que garantam o bem-estar animal e tragam praticidade para os criadores, a Ceva Saúde Animal, líder brasileira no mercado de equinos, criou um protocolo de vacinação exclusivo que une proteção robusta e eficácia.

“O programa é composto por três vacinas Tri-equi, Rabmune e Garrotilho. Juntas, elas oferecem proteção contra as cinco principais doenças que afetam a tropa brasileira”, afirma Baity.
O protocolo oferece uma série de diferenciais para os criadores e

Médicos-veterinários, entre eles, a abrangência na proteção dos equinos, a eficácia dos produtos, além da assistência prestada pela equipe da Ceva Saúde Animal.

A vacinação dos equinos no Brasil segue as normas do Programa Nacional de Sanidade de Equinos (PNSE), que estipula quais vacinas são obrigatórias, como por exemplo, a de influenza equina, e quais enfermidades necessitam de notificação compulsória. No entanto, o programa de imunização pode variar conforme a localização da tropa, o tipo de atividade realizada pelo animal e, também, em casos de epidemias.

“É importante ressaltar que todo esquema de vacinação em equinos deve respeitar quesitos como quantidade e intervalo entre doses, além de seguir corretamente as necessidades de reforços de cada vacina”, finaliza Baity


– A Ceva Saúde Animal é atualmente a 6ª maior empresa de saúde animal do mundo, presente em mais de 110 países tem sua atuação focada na pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos farmacêuticos e biológicos para animais de companhia, e produção (bovinos, suínos, equídeos e aves). Mais informações disponíveis no site: www.ceva.com.br

Tantas Comunicação
19 3405 6532 | tantas.com.br