Em 2015 a cervejaria bateu a meta global estabelecida para 2017 de usar ao máximo 3,2 litros de água para cada litro de bebida envasado

Nos últimos cinco anos, a cervejaria Ambev, dona de marcas como Skol, Brahma, Antarctica e Guaraná, destinou mais de R$ 150 milhões para projetos ambientais em suas unidades. Com a ajuda desse investimento, ainda em 2015 a cervejaria bateu a meta global estabelecida para 2017 de usar ao máximo 3,2 litros de água para cada litro de bebida envasado. No último ano, a cervejaria foi ainda mais longe e chegou a 3,04 litros. A redução, em comparação a 2015, foi de 4,1%.

O aporte também serviu para reforçar iniciativas que fazem com a cervejaria praticamente não produza lixo. Hoje, a Ambev reaproveita mais de 99% dos seus subprodutos. O bagaço do malte e o fermento residual, por exemplo, viram ração animal, enquanto a terra infusória que seria descartada é utilizada como matéria-prima na fabricação de tijolos. Já o lodo proveniente das estações de tratamento de efluentes vira adubo orgânico.

Além do trabalho que já vem sendo feito para diminuir o impacto de sua operação no meio ambiente, a Ambev abraçou o compromisso de comprar 100% de sua eletricidade de fontes renováveis até 2025. O novo desafio faz parte de uma meta global, estipulada pela Anheuser-Busch InBev, grupo do qual a Ambev faz parte. “A mudança climática é a questão mais urgente que o nosso planeta enfrenta e pode ser resolvida por meio de uma ação concertada entre governos, sociedade civil e empresas. Nós, da AB InBev, estamos empenhados em fazer a nossa parte”, afirma Carlos Brito, CEO da Anheuser-Busch InBev.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Ambev reforça esse compromisso também fora dos seus muros. Ao longo do mês de junho, todas as cervejarias da companhia promovem uma série de ações de conscientização ambiental envolvendo seus funcionários, parceiros, agentes do terceiro setor e comunidade local.

A cervejaria de Aquiraz (CE), por exemplo, destinará parte do efluente tratado pela cervejaria para duas fazendas vizinhas com o objetivo de auxiliar na criação de tilapia e para irrigação. Já a cervejaria da Amazônia realiza limpeza das margens do Igarapé. Cerca de 70 pessoas estão envolvidas, entre funcionários, familiares, parceiros e comunidade local. Em 2016, essa ação permitiu a retirada de 1.500 quilos de lixo da região.

Em São Paulo, a cervejaria da Ambev em Jaguariúna vai promover um mutirão para o plantio de mudas nos arredores da Bacia Jaguariúna, com o objetivo de preservar a mata ciliar da região. Já em Cuiabá (MT), a companhia vai engajar as escolas da região em uma gincana ecológica. A expectativa é que a ação retire 1 tonelada de resíduo das ruas da cidade.

Ao todo, mais de 5 mil trabalhadores da Ambev vão participar ativamente das iniciativas. Considerando as iniciativas promovidas por todas as cervejarias, só nesta semana, cerca de 4.800 mudas serão plantadas com o intuito de preservar nascentes, rios e revitalizar praças. 20 escolas serão impactadas por ações voltadas à de educação ambiental e, além disso, a companhia vai oferecer palestras internas e externas que visam conscientizar sobre a importância do descarte correto de resíduos sólidos.


  • Sobre a Ambev
    Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, mais de 32 mil pessoas dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalham juntas para garantir momentos de celebração e diversão.
    A Ambev é uma cervejaria inovadora, que busca sempre novos sabores e formas de surpreender seus consumidores. Além das melhores cervejas, o portfólio conta ainda com refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas como Antarctica, Brahma, Skol, Budweiser, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica e Do Bem.
    Só em 2016, a cervejaria investiu cerca de R$2 bilhões no país. Mas também quer deixar um legado além dos investimentos. Para isso, conta com uma ampla plataforma de sustentabilidade. Esse compromisso inclui metas claras, divulgadas publicamente, e se traduz em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo zero e desenvolvimento. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros, pois a Ambev acredita que a construção de um mundo melhor se torna mais rica quando feita em conjunto.

Informações para imprensa
Máquina Cohn & Wolfe
(11) 3147.7900 | [email protected]