Centrais de abastecimento se reúnem em São Paulo para fortalecer a segurança alimentar no País

Dirigentes das centrais de abastecimento de todo o País se reuniram nesta quinta-feira (27), para debater políticas e estratégias de distribuição de produtos hortigranjeiros no Encontro Nacional da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen). A abertura do evento foi realizada na Secretaria de Agricultura e Abastecimento, na capital, e teve a presença do secretário-adjunto Rubens Rizek Jr.

Para Rubens Rizek, que representou o secretário Arnaldo Jardim, o intercâmbio de experiências entre os dirigentes é essencial para o bom funcionamento das centrais de abastecimento, que garantem a agricultor a comercialização do seu produto. “O que se faz aqui é fundamental para a estabilidade econômica e da paz mundial, para manter o controle de preços e fomentar a agricultura, especialmente para os médios e pequenos produtores. O apoio ao produtor é uma das diretrizes do governador Geraldo Alckmin para a nossa Pasta”, afirmou.

O presidente da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), Johnny Nogueira, destacou a importância da atividade agropecuária e da integração da cadeia produtiva com as centrais de abastecimento. “Estamos muitos honrados em fazer parte deste momento de debates para construir estratégias que garantam o abastecimento seguro e qualificado, a garantia aos consumidores e o fortalecimento dos produtores nacionais”, afirmou.

“É fundamental investir em políticas para as centrais de abastecimentos em âmbito federal e estadual”, destacou o presidente da Abracen, Gustavo Fonseca.
O deputado federal Fausto Pinato, é essencial investir nos setores ligados à agropecuária, que tem contribuído para o equilíbrio da Balança Comercial mesmo em período de crise econômica. “O debate é fundamental para encontrarmos meios de aprimorar as tecnologias do setor. O maior potencial do País é a agricultura, creio que podemos ser o maior exportador de alimentos do mundo”, afirmou.

Resíduos Sólidos – O Brasil gera, atualmente, cerca de 218 mil toneladas de lixo, o equivalente a mais de um quilo de resíduos por habitante diariamente, mas tem capacidade para coletar apenas 198 mil toneladas do total produzido. Com lixões em mais de 50% dos municípios brasileiros, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) propõe a correta destinação dos materiais, conforme explicou José Valverde Machado Filho, titular da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), que palestrou no evento.
“A Abracen pode liderar uma política para o setor de iniciativas que atendem exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A lei é moderna, consolida os avanços na coleta de resíduos.”, afirmou Valverde.

De acordo com o palestrante, atualmente 51% do lixo gerado são resíduos orgânicos. “O consumidor almeja que as centrais incorporem essa legislação”, afirmou.


Por: Paloma Minke
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11) 5067-0069