De 2019 para 2020, houve declínio de 13% no número de empresas instaladas no Brasil. Enquanto os setores de Indústria, Serviços e, especialmente, Comércio continua sofrendo baixas consideráveis, Agribusiness destaca-se como o único segmento em crescimento — da ordem de 6,9% — no mesmo período, com um total de 703.200 empresas instaladas no País. É o que aponta a Pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros há mais de 25 anos, com base em dados oficiais. (veja tabela abaixo)

Segundo Marcos Pazzini, responsável pelo IPC Maps, “agribusiness vem tendo resultados positivos ao longo dos últimos anos, ao contrário do que acontece com o restante da economia brasileira e isso se reflete na quantidade de empresas do setor”. O levantamento aponta, ainda, que esse incremento do perfil empresarial no agronegócio deve-se às regiões Sudeste, com alta de 9% e a criação de 52.354 novas empresas no ramo, e à Centro-Oeste, que ampliou em 646 estabelecimentos (+ 3,1%) sua participação nesse mercado. As demais regiões tiveram desempenho negativo.

Esse é apenas um recorte da pesquisa, finalizada em maio último, que leva em consideração todo o cenário de pandemia, destacando que o consumo nacional nos diversos setores econômicos se igualará a índices de 2012, com a maior retração desde 1995. Caso interesse, podemos disponibilizar a íntegra do estudo com dados nacionais e/ou regionais, divididos por setores econômicos e classes sociais, tanto de 2020 quanto de anos anteriores.

 


Assessoria de imprensa:
Lívia Aragão | [email protected]