Em encontro promovido pela Britcham e pelo EIC, companhia apresentou iniciativas que usam IA, dados e conectividade para fortalecer segurança e apoiar decisões nas operações
A bp bioenergy, empresa do grupo bp com atuação nos mercados de etanol, açúcar e bioeletricidade, marcou presença no encontro “Inteligência Artificial no setor de energia: inovação, segurança e casos práticos”, promovido nesta quarta-feira (20), em São Paulo, pela Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham) e pelo Energy Industries Council (EIC).
Paulo Macedo (foto), diretor de TI da companhia, foi um dos palestrantes da iniciativa e compartilhou a experiência da empresa no uso de inteligência artificial aplicada à segurança, à produtividade e à eficiência operacional.
Durante a apresentação, o executivo destacou iniciativas como o SmartHub, uma central integrada que monitora, em tempo real, as operações agrícolas, logísticas e de segurança das 11 unidades da companhia em cinco estados brasileiros. A estrutura reúne tecnologias como inteligência artificial, telemetria, geotecnologia, conectividade 4G e monitoramento em tempo real.
Entre os exemplos apresentados, estavam os sistemas de monitoramento de fadiga e comportamento de motoristas, atualmente aplicados a cerca de 1,3 mil veículos próprios, mais de 3,9 mil câmeras embarcadas e aproximadamente 5,2 mil motoristas monitorados, além da frota de terceiros.
“A tecnologia só gera valor quando está conectada aos desafios reais da operação. Na bp bioenergy, nosso foco é usar IA e dados de forma responsável para apoiar nossas equipes, antecipar riscos e tomar decisões mais seguras no dia a dia”, destacou o diretor.
–









