Como marco da abertura da safra 25/26, conferência técnica da cadeia de grãos e fibras debate produtividade, mercado e logística diante do novo ciclo agrícola nacional

A DATAGRO, consultoria que atua em mais de 50 países, vai realizar pela primeira vez em Goiânia a conferência que marca a abertura de safra de soja, milho e algodão. O evento, em 14 de agosto, será a 6ª edição anual do evento, antes realizado em Cuiabá, Mato Grosso.   

O encontro é considerado o principal fórum técnico do setor para marcar o início do planejamento estratégico da nova safra brasileira de grãos e fibras. Realizado no World Trade Center, o encontro reunirá especialistas, produtores, pesquisadores, lideranças setoriais e representantes da cadeia agrícola para discutir as perspectivas para o ciclo 2025/26, além dos desafios e oportunidades para as culturas que formam a espinha dorsal do agronegócio brasileiro. 

“Nesse próximo ano, com expectativa de produção expressiva de soja e milho no Brasil e no mundo, o acesso à informação e a troca de experiências são essenciais para que o setor consiga tomar as decisões mais adequadas ao seu negócio”, comenta Plinio Nastari, presidente da DATAGRO.   

Durante o evento, a DATAGRO vai apresentar a sua projeção para a nova safra, considerando área plantada, produção, estoques de passagem e preço. Os painéis vão abordar ainda fatores que influenciam a expansão da produção de soja e milho no Brasil, os avanços em produtividade viabilizados por biotecnologia, bioinsumos e maquinário agrícola, e as projeções para o esmagamento da soja e a demanda por milho, considerando os cenários tributário, doméstico e internacional.  

A programação também inclui discussões sobre a integração das cadeias de grãos e pecuária, o posicionamento global do algodão brasileiro e os gargalos logísticos em armazenagem, transporte, portos e novas rotas de escoamento. 

“A dinâmica do agronegócio brasileiro exigirá cada vez mais decisões rápidas e assertivas, especialmente em um ambiente de negócios fortemente impactado por decisões geopolíticas. Será uma oportunidade para alinhar expectativas, discutir tendências e gerar inteligência aplicada à tomada de decisão”, afirma Flávio França Jr., economista e head da área de grãos da DATAGRO. 

Em 2024, o evento reuniu mais de 60 palestrantes e 500 participantes, que acompanharam 12 horas de conteúdo estratégico voltado à cadeia de grãos. Para 2025, segundo a organização, a expectativa é ampliar o alcance dos debates, fortalecer o ambiente de negócios e impulsionar conexões que contribuam para um novo ciclo ainda mais eficiente, produtivo e competitivo. 

“Mais do que acesso a conteúdo técnico e projeções de mercado, o evento oferece um ambiente estratégico de relacionamento, onde os principais atores da cadeia agrícola podem trocar experiências, construir parcerias e identificar oportunidades concretas de negócios,” finaliza Nastari. 

Com 40 anos de mercado, a DATAGRO é uma consultoria com atuação global e referência no setor. Os dados e análises produzidos sobre agropecuária e clima, orientam a tomada de decisão de clientes em mais de 50 países. São mais de 130 relatórios mensais sobre mais de dez culturas e mercados. Ao todo, a DATAGRO reúne oito unidades de negócios: Consultoria Estratégica, Alta Performance, Análise de Mercado, Financial, Governos, Gestão, Markets e Experience – área responsável pelos eventos, incluindo o Global Agribusiness Fórum (GAF) e o Global Agribusiness Festival (GAFFFF).


Agência FR