A pesquisa entrevistou mais de 13 mil pessoas em 13 países e explorou suas considerações sobre terapias celulares e genéticas, IA na medicina, novas técnicas genômicas na agricultura e carne cultivada (ou in vitro)

Enquanto os líderes se preparam para a Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial de 2025 em Davos, a Leaps by Bayer, braço de investimento de impacto da Bayer e do Boston Consulting Group (BCG), anuncia os resultados de uma das maiores pesquisas que examinou o sentimento do público, no mundo todo, em relação a tecnologias inovadoras. O trabalho de campo foi conduzido pela empresa de pesquisa de mercado Ipsos.

O estudo reúne insights importantes para líderes e profissionais ligados à inovação, que compartilham a responsabilidade de envolver a sociedade nestes temas. Os resultados revelam esperanças, medos e preocupações das pessoas, revelando desafios e oportunidades para aqueles que trabalham para promover inovações tecnológicas para a saúde e nutrição.

Entre as principais descobertas:

  • Otimismo em relação à ciência é maior em certas regiões: 72% dos entrevistados estão otimistas sobre a direção que o mundo está tomando em relação a ciência e tecnologia, muito mais do que outros segmentos, como economia (39%), política ou assuntos globais (31%). Países de renda média, como China (86%) e Nigéria (94%), são mais otimistas do que países ocidentais de alta renda, como França (53%), Alemanha (54%), Itália (66%) e EUA (68%). O Japão se alinha com outros países de alta renda (46%).
  • Crise de confiança em países ocidentais: No geral, 62% dos entrevistados confiam que as autoridades de saúde agem no melhor interesse público, com níveis de confiança significativamente mais baixos em países ocidentais (França com 48% e EUA com 56%) em comparação a países de renda média (por exemplo, China com 73% e Nigéria com 86%).
  • A Inteligência Artificial (IA) é menos preferido em regiões onde está presente de forma mais avançada: Os entrevistados norte-americanos estão entre os menos propensos a favorecer decisões de tratamento de saúde apoiadas por IA, com apenas 50% dizendo que ficariam felizes se seu médico usasse IA em seu tratamento médico. Isso é significativo, dado que os EUA já têm 950 dispositivos médicos habilitados para IA/Machine Learning liberados pelo FDA, principalmente em radiologia.
  • As pessoas apoiam amplamente as novas técnicas genômicas (NTGs), apesar das restrições governamentais: A maioria dos entrevistados (56%, no total) tem uma opinião positiva em relação ao uso de NTG na agricultura, especialmente se tais técnicas forem usadas para tornar as plantações mais resistentes às mudanças climáticas. Já 47% dos entrevistados europeus têm uma visão positiva das NTGs e 34% são neutros, enquanto apenas 12% têm uma visão negativa. Essa abertura é importante, considerando que o uso de NTG continua fortemente restrito na União Europeia.
  • O ceticismo é alimentado pela falta de conhecimento e confiança: O estudo encontrou uma correlação clara entre o quanto os entrevistados sabem e o quão otimistas se sentem sobre um tipo de inovação específica. Da mesma forma, o otimismo varia de acordo com a relação de confiança que têm nas autoridades de saúde.
  • Otimismo generalizado em relação às terapias celulares e genéticas: Grupos demográficos, desde a geração Y (78%) até a geração dos chamados “baby boomers” (70%) são otimistas em relação às terapias celulares e genéticas, e 59% dos entrevistados concordam que vale a pena desenvolver a cura para uma doença, mesmo que apenas alguns possam pagar por ela.

“Entendemos que endereçar os maiores desafios globais exige mais do que investir em tecnologias transformadoras e de ponta — exige que haja a aceitação da sociedade. Por isso, o primeiro passo é ouvir ativamente as expectativas e preocupações das pessoas sobre descobertas científicas inovadoras”, diz o Dr. Juergen Eckhardt, vice-presidente executivo e líder da Leaps by Bayer. “Sou grato pela colaboração com a BCG para a realização do Breakthrough Study (Estudo em Inovações) e acredito que será uma ferramenta essencial que consigamos atingir a sociedade com inovações de forma mais significativa e eficaz.”

“Apesar do forte otimismo em relação à ciência e tecnologia, muitos permanecem neutros quando o tema está ligado a inovações disruptivas ou transformadoras”, reflete o Dr. Friedrich Moeckel, diretor e sócio do BCG Genebra. “Essa neutralidade é uma oportunidade: ao construir confiança e fechar lacunas de conhecimento, podemos inspirar maior compreensão de como esses avanços melhoram vidas e contribuem para sanar desafios globais.”

Em um momento em que as transições geopolíticas ganham destaque, a demanda da sociedade por soluções que enderecem mudanças climáticas, sistemas de saúde sobrecarregados e segurança alimentar continua sendo essencial. Mas as tecnologias que surgem, por si só, são apenas parte da resposta. Conhecimento e confiança são fundamentais para a aceitação pública de tecnologias emergentes que podem melhorar a saúde e o bem-estar da população.

Confira AQUI o estudo na íntegra (em inglês).

Leaps by Bayer visa resolver 10 dos maiores desafios do mundo por meio de avanços científicos. Como unidade de investimento de impacto da Bayer, investimos mais de US$ 2 bilhões em mais de 65 empresas que buscam avanços nas áreas da saúde e agricultura. Por meio desses investimentos em plataformas e tecnologias emergentes, pretendemos conquistar 10 desafios significativos ou ‘Leaps’.

O Boston Consulting Group faz parcerias com líderes em negócios e com a sociedade na busca por enfrentar seus desafios mais importantes e capturar melhores oportunidades. Apoia os clientes na adoção de abordagens inovadoras que beneficiam todas as partes interessadas — promovendo crescimento, vantagem competitiva sustentável e impacto social positivo. Somos movidos pelo objetivo de ajudar nossos clientes a prosperar e capacitá-los a tornar o mundo um lugar melhor.

A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas ciências da vida nos setores de agronegócios e saúde. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade. O Brasil é a terceira maior operação da companhia no mundo.

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