Com números em crescimento, Agree já soma R$ 1 bi em limite de crédito aprovado e prepara lançamentos para o segundo semestre
Especializada na captação de recursos para produtores rurais e empresas do agronegócio, a Agree completa dois anos com carteira ativa em 10 instituições, entre bancos e fundos de investimento. Com a expansão, a startup poderá conectar ainda mais bancos aos clientes, por meio de análise de perfil combinada à consultoria especializada aos agricultores.
Fundada em 2022 pelas ex-bancárias Rayssa de Melo e Thays Moura, a empresa busca encurtar o caminho da tomada de crédito rural, ao unir essas duas pontas: produtor e instituição financeira. “Expandir a rede de parceiros é tão relevante quanto aumentar o número de clientes. Com nossa carteira cada vez maior, conseguimos entender o que cada banco procura e relacionar o mais adequado para cada produtor. Isso é benéfico para os produtores, que recebem a melhor proposta e de forma mais ágil, e também para as financeiras que encontram clientes conscientes e com o perfil desejado”, afirma Thays Moura, sócia-fundadora da Agree.
Entre os principais desafios para os trabalhadores do campo, estão a falta de informações, o controle e registros financeiros e a carência de profissionais capacitados para exercer essa gestão financeira do negócio – que normalmente é realizada pelos próprios familiares. “Fundamos a empresa com a motivação de mudar a forma como é feita a captação de recursos no agro. Com a nossa experiência, identificamos as dores dos agricultores e, com inovação, buscamos facilitar esse processo que é tão difícil para eles”, explica Thays.
Em constante crescimento, a expectativa da companhia é de, apenas no segundo semestre deste ano, dobrar o tamanho da carteira de crédito junto aos parceiros. O momento é oportuno, com a divulgação do Plano Safra 24/25 que destinou um montante de R$ 508,59 bi para o desenvolvimento do agro nacional, os produtores rurais poderão contar com o auxílio da startup para obter as melhores condições.
Lançamentos do segundo semestre – Inovadora e atenta às necessidades dos agricultores, a Agree deve lançar em breve um curso gratuito com palestras que vão percorrer as cooperativas e associações, levando informação aos agricultores. Além de apresentar um panorama do agronegócio, entre os temas do treinamento estão quais as oportunidades ideais para financiamentos, dados sobre o crescimento do crédito privado e novas alternativas para produtores rurais e empresas da cadeia do agro.
A empresa também está conversando com investidores para estruturar um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDIC). A startup está em fase de negociação, reunindo o grupo de investidores para iniciar o projeto.
–