A Compassion in World Farming (CIWF) é a principal organização internacional de bem-estar animal e meio ambiente dedicada a remodelar o sistema alimentar para beneficiar as vidas de animais, pessoas e o planeta.
Por meio de seu programa internacional Food Business, a CIWF trabalha com grandes empresas alimentícias para desenvolver políticas e práticas corporativas que colocam o bem-estar dos animais de fazenda no centro de um sistema alimentar adequado ao futuro.
Até o momento, mais de mil prêmios Good Farm Animal Welfare foram entregues em todo o mundo a vencedores como McDonald’s, Unilever, KFC, Starbucks, Amazon Fresh e IKEA.
As principais empresas alimentícias brasileiras comprometidas com o bem-estar dos animais de fazenda e com a produção sustentável e favorável à natureza podem ganhar reconhecimento global. A Compassion in World Farming (CIWF) anunciou a abertura das inscrições para a edição de 2024 do Prêmio Good Farm Animal Welfare.
Os prestigiosos prêmios serão apresentados em Paris, no dia 21 de outubro de 2024, segunda-feira, no Hyatt Place, no Aeroporto Charles De Gaulle. As empresas estão convidadas a se candidatar a prêmios nas seguintes categorias: Prêmio Good Egg, Prêmio Good Chicken, Prêmio Sow Stall Free, Prêmio Alimentação e Agricultura Sustentável e Prêmio Planet Friendly. Entre os vencedores anteriores, líderes globais da indústria como McDonald’s, Unilever, KFC, Starbucks, Amazon Fresh e IKEA.
“O Brasil é um mercado onde a sustentabilidade e o bem-estar animal estão rapidamente se tornando uma preocupação central para os consumidores”, explica Rubia Soares, gerente sênior de negócios de alimentos da Compassion para o Brasil. “O consumo sustentável aumentou de 74% em 2022 para 81% em 2023, enquanto o consumo de alimentos orgânicos cresceu 16% em 2023. No entanto, é importante garantir que esses avanços sejam acessíveis a todos, não apenas à elite, pois a sustentabilidade e o bem-estar animal devem ser uma meta inclusiva.”
Uma pesquisa recente produzida pela Confederação Nacional da Indústria mostra que 89% dos brasileiros consideram ‘urgente’ adotar alternativas alimentares sustentáveis, e outro relatório revelou que 82% dos consumidores do país preferem comprar de quem se preocupa com o bem-estar animal.
“Ganhar um prêmio proporciona às empresas reconhecimento nacional e internacional, mostrando sua liderança como organizações éticas e ambientalmente conscientes, ao mesmo tempo em que leva mais confiança ao consumidor”, continua Rubia Soares.
O Good Farm Animal Welfare Awards também celebra mudanças positivas para animais de fazenda e produção sustentável de alimentos, representando o ápice dos esforços da CIWF desde que a instituição de caridade foi fundada, em 1967. Nos últimos cinco anos, sua equipe de Food Business colaborou com algumas das maiores empresas de alimentos do mundo para incentivá-las a se comprometerem com políticas de produção e práticas para fornecimento de maior bem-estar. Até o momento, mais de 2,6 bilhões de animais devem se beneficiar a cada ano desses compromissos, sendo 966 milhões alcançados por meio do programa de prêmios.
As empresas que buscam obter esse reconhecimento extra são convidadas a se candidatar a qualquer um ou aos cinco prêmios a seguir:
- Prêmio Good Egg: celebra empresas que têm uma política ou compromisso atual de usar somente ovos ou produtos de ovos produzidos fora das gaiolas dentro de 5 anos.
- Prêmio Good Chicken: homenageia empresas que se comprometem a melhorar os padrões de bem-estar de frangos de corte em sua cadeia de suprimentos.
- Prêmio Sow Stall Free: reconhece empresas comprometidas com o bem-estar das porcas reprodutoras, eliminando o uso de baias, a serem substituídas pelo uso de alojamentos coletivos durante o período de seca.
- Prêmio Alimentação e Agricultura Sustentável: reconhece as empresas que estão adotando medidas para produzir carne, laticínios e ovos de forma a proteger, melhorar e restaurar a biodiversidade e o meio ambiente.
- Prêmio Planet Friendly: celebra empresas que se comprometem com metas significativas para reduzir produtos de origem animal (carne, laticínios, peixes ou ovos) em sua cadeia de suprimentos.
As empresas interessadas em participar da Prêmio Good Farm Animal Welfare deste ano já podem se inscrever – o prazo é até 28 de junho de 2024
“Pedimos às empresas brasileiras comprometidas com o bem-estar animal e à produção sustentável de alimentos que aproveitem esta oportunidade e se candidatem a esses prestigiados prêmios”, conclui Rubia Soares. “Juntos, podemos atender à crescente demanda por produtos ecologicamente corretos, destacando as empresas que merecem o apoio e a lealdade dos consumidores.”
–