Agrônoma e especialista técnica explica como cultivar hortaliças de qualidade e rentabilizar as lavouras
Presente na mesa de milhares de brasileiros, as hortaliças compõem uma categoria de plantas cultivadas em hortas, cujas raízes, caules, folhas, frutos ou demais partes servem de alimento. Neste grupo estão o Alface, Agrião, Espinafre, Berinjela, Alcachofra, Jiló, Ervilhas, Rabanete, entre outras. No Brasil, o mercado de olericultura é bem diverso e permite que os produtores rurais possam trabalhar com a maioria das espécies, em todas as regiões brasileiras e durante o ano inteiro. Apesar disso, é preciso investir em adequação hídrica, fertilidade, regulação de temperatura e algumas outras boas práticas de manejo. Para garantir uma produção de qualidade e rentabilizar a lavoura, a Julia Savieto, engenheira agrônoma e especialista técnica na Nitro -, listou algumas dicas fundamentais para a produção de hortaliças. Confira!
Escolha das plantas adequadas – Antes de iniciar o cultivo de hortaliças, é essencial escolher as plantas certas para o seu espaço e clima. Considere fatores como a luminosidade, o tipo de solo e a disponibilidade de água. Opte por hortaliças que se adaptem bem ao seu ambiente, garantindo assim um cultivo mais saudável e produtivo. Neste cenário, considere que as espécies folhosas podem ser plantadas o ano todo, mas no inverno é possível conseguir plantas mais sadias e vigorosas. Raízes e tubérculos também se desenvolvem melhor em clima mais ameno. Em situação de alta temperatura, o cultivo pode ser um pouco mais delicado e é fundamental investir num bom sistema de irrigação para oferta hídrica adequada.
Preparação do solo – O estado do solo é um dos principais fatores que influenciam no crescimento das hortaliças. Certifique-se de preparar o solo adequadamente, garantindo uma boa drenagem e nutrição para as plantas. Deste modo, busque uma realizar uma análise de solo minuciosa, para que possa agir assertivamente em relação às práticas de manejo adotadas. Algumas vezes pode ser necessário realizar as práticas corretivas, como calagem, por meio do uso do calcário, fornecendo cálcio, magnésio e neutralizando pH. O gesso pode ser usado para condicionamento de subsuperfície, através da neutralização do alumínio. A adubação mineral também é fundamental para fornecimento dos Macronutrientes como Nitrogênio, fosforo, potássio, cálcio , magnésio e enxofre e os micronutrientes.
Manejo adequado – Tenha em mente que a manutenção correta do cultivo, durante todo o ciclo é fundamental para o sucesso na produção de hortaliças. Na maioria das vezes o manejo preventivo é a melhor solução. Então, realize regas regulares, com atenção para evitar a falta ou o excesso de água. Invista em nutrição, uma planta bem nutrida está menos suscetível às pragas e doenças do campo. Faça o controle fitossanitário por meio da aplicação de inseticidas e fungicidas, privilegiando o uso de insumos biológicos para uma agricultura mais sustentável. Para finalizar, faça a colheita no momento certo, observando o ponto ideal de maturação de cada hortaliça, conforme o destino e finalidade de consumo.
–