Caravana da Massey Ferguson conta a história de sessenta produtores rurais, em 18 estados

 

Edmo Inácio Ribeiro, produtor de café em Ribeirão Corrente, SP © Massey Ferguson

Sucessão familiar, amor pela terra, desenvolvimento da agricultura e novas tecnologias. Em comemoração aos 60 anos de Brasil, a Massey Ferguson, referência no mercado agrícola brasileiro, percorre o Brasil para mostrar a evolução dos agricultores brasileiros e contar histórias inspiradoras de superação e dedicação à agricultura.

O clássico MF 50X foi o primeiro modelo adquirido pela família de José Augusto Martines dos Santos, produtor rural em Herculândia (SP), na década de 1970. Após 60 anos de trabalho no campo, a história da família mostra que a agricultura une gerações. “A agricultura tem evoluído muito. Para dar continuidade ao trabalho feito pelo meu pai, estamos investindo fortemente em agricultura de precisão”, conta. Link para episódio no YouTube.

“Se não fosse a evolução das máquinas agrícolas, não teríamos hoje um milhão de pés de café”, afirma Hélio Ribeiro Mendes, cafeicultor em Ribeirão Corrente (SP). O primeiro trator foi comprado em 2010 e hoje a frota conta com 17 equipamentos Massey Ferguson. “ É muito gratificante ver o tanto que a minha família batalhou para o crescimento da produção. A alegria deles em conquistar seus objetivos é a minha alegria, porque vivemos tudo isso junto”, relata Rafael Stefani Mendes, que é a segunda geração da família na produção de café. A fazenda é administrada por ele, seu pai, tios e primos, que iniciaram o plantio em terras arrendadas e sem nenhuma mecanização. Link para episódio no YouTube

Rafael Stefani Mendes, produtor Rural de Ribeirão Corrente, SP, segunda geração da família na produção de café © Massey Ferguson

Produtora em Morada Nova (CE), Célia Maria Nogueira adquiriu o primeiro trator Massey Ferguson em 2003. Após o falecimento do marido, Célia e seus dois filhos venceram os desafios e conseguiram aumentar a produção “Resolvemos comprar um trator para melhorar nossa condição de trabalho e, com o bom desempenho da máquina, aumentamos a produtividade e ampliamos da frota”, diz a produtora. Hoje, a família possui 10 tratores e três colheitadeiras da marca. Link para o episódio no YouTube.

Mathias Lessmann faz do reflorestamento e da sustentabilidade caminhos para um mundo mais verde. Em 2015, fundou uma empresa de reflorestamento em Caridade (CE), que atua na conservação, manejo e plantio de 1.800 hectares de florestas nativas e trabalha com espécies nativas da Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro. “A Massey Ferguson entrou para mecanizar nossos processos. Temos uma janela muito pequena para implementar nossas culturas no período da chuva, por isso buscamos um equipamento de alta tecnologia para trabalhar com eficiência”, explica. Link para o episódio no YouTube.

Pioneiro na produção de tomate tipo Grape no Brasil, José Nelson Mallmann, de Mogi Guaçu (SP), já conquistou certificações internacionais em segurança dos alimentos, como o Certificado Europeu – Global G.A.P, referencial global para as boas práticas agrícolas. A primeira aquisição de um trator Massey Ferguson foi em 2001. “Se não houvesse tecnologia de ponta, com certeza o Brasil não produziria o volume atual. As máquinas que a Massey Ferguson ofereceu ao produtor ao longo dos anos, com certeza, contribuíram para o aumento de produtividade”, ressalta Mallmann. Link para o episódio no YouTube.

Até dezembro, a expedição Coração na Estrada visitará sessenta cidades, em 18 estados: Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Tocantins, Ceará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul.

Os episódios podem ser conferidos no canal da Massey Ferguson no Youtube e no hotsite especial www.masseyferguson60anos.com.br.


Foto principal: Família Ribeiro, produtores de café em Ribeirão Corrente, SP

A Massey Ferguson, marca global com mais de 170 anos história, pertencente ao grupo AGCO, é a maior exportadora de máquinas agrícolas da América Latina e é referência no mercado brasileiro há seis décadas. Os tratores, colheitadeiras, plantadeiras, implementos, pulverizadores, enfardadoras e produtos e serviços de agricultura de precisão Massey Ferguson são comercializados para mais de 80 países, principalmente África do Sul, Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai. As fábricas na América do Sul ficam localizadas no Brasil – em Canoas/RS (tratores), Santa Rosa/RS (colheitadeiras), Ibirubá/RS (plantadeiras e implementos), Mogi das Cruzes/SP (tratores, motores, pulverizadores, geradores e laboratório de controle de emissões) e também na Argentina, General Rodriguez/BUE (tratores, colheitadeiras e motores).

AGCO (NYSE: AGCO) é líder mundial em concepção, fabricação e distribuição de maquinário agrícola e tecnologia agrícola de precisão. A AGCO agrega valor ao cliente por meio de seu portfólio de marcas diferenciadas, incluindo suas marcas principais Challenger®, Fendt®, GSI®, Massey Ferguson® e Valtra®. Impulsionada pelas soluções agrícolas inteligentes Fuse®, a linha completa de equipamentos e serviços da AGCO ajuda os produtores rurais a alimentarem o nosso mundo de forma sustentável. Fundada em 1990 e sediada em Duluth, Geórgia, EUA, a AGCO registrou receita líquida de vendas de US$ 9.1 bilhões em 2020. Para notícias da companhia, informações e novidades sobre eventos, siga-nos no Twitter: @AGCOCorp. Para informações financeiras no Twitter, siga a hashtag #AGCOIR.

CDN Comunicação
55 (11) 3643-2734 | cdn.com.br