Contrato prevê o treinamento de mais de 100 colaboradores do banco e é um exemplo da demanda do desenvolvimento das competências em sustentabilidade para o mundo corporativo do agro

O Rehagro, instituição referência em educação para o agronegócio, vai treinar mais de 100 colaboradores do Rabobank, líder global em soluções financeiras para o agro. Batizado como “Sustainability Academy”, o programa foi desenhado sob medida para atualizar os conhecimentos dos colaboradores do banco em temas ligados à sustentabilidade, preparando-os para lidar com questões cada vez mais presentes no campo e para permitir que eles estabeleçam uma comunicação mais alinhada com os produtores rurais.

“A adoção de práticas sustentáveis na produção agropecuária já é importante hoje e será crucial no futuro devido à ligação direta do setor com o meio ambiente, a sociedade e a economia”, explica André Bruzzi (foto), gerente nacional corporativo do Rehagro. “Cada vez mais o agronegócio busca alto desempenho produtivo em equilíbrio com a conservação dos recursos naturais e a biodiversidade. A grande modernização que vem ocorrendo nas práticas do agro permite esse equilíbrio e gera a necessidade de atualização de toda a cadeia”, diz o gerente. “Entender essa realidade é necessário para todo mundo, incluindo o setor financeiro.”

Com aulas on-line e presenciais, o curso trata de temas como mudanças climáticas, agenda ONU, conceitos ESG, Nature Based Solutions, mercado de carbono, agricultura circular e regenerativa e outros. As aulas começam neste mês de março e terminam em julho, quando acontecem workshops presenciais, com apresentação de cases bem-sucedidos no setor. As aulas serão ministradas por técnicos e especialistas do Rehagro, que combinam suas atividades de ensino com consultoria prática prestada a produtores em todo o país.

 

Cursos corporativos em alta – O importante contrato com o Rabobank ocorre em um momento de grande crescimento da área de cursos corporativo do Rehagro. Em 2023, por exemplo, cursos do Rehagro dedicados a laticínios, frigoríficos, produtores de insumos, sementes e implementos, entre outras áreas de atividade, registraram crescimento de 88%.

Segundo Bruzzi, já são mais de 12 mil pessoas do mundo corporativo do agronegócio treinadas pelo Rehagro. Ele avalia que esses números refletem a crescente importância da agropecuária brasileira, que responde atualmente por cerca de 25% do PIB do país e que realiza negócios com o mundo inteiro. “O agro está cada vez mais forte, mais tecnificado, mais sofisticado, mais regulado, e as atualizações técnica, legal e de gestão tornaram-se essenciais para empresas que atuam no setor e que precisam desenvolver equipes de alta performance”, analisa ele.

“Cada empresa tem sua necessidade, por isso esses cursos corporativos são desenhados sob medida”, diz Bruzzi. Envolvem questões técnicas voltadas a atividades agrícolas, gerenciais (estratégia, inovação, gestão de pessoas, compliance, finanças, sucessão) e em técnicas e gestão de vendas. “O agro é um grande negócio e precisa ser visto dessa forma”, afirma ele.

Com sede em Belo Horizonte (MG) e 21 anos de atuação, o Rehagro oferece cursos de capacitação, graduação e pós-graduação reconhecidos pelo MEC, com mais de 37 mil alunos formados em todo o país. É especializado nas áreas de leite, corte, grãos, café e gestão. Oferece consultoria especializada para cerca de 400 fazendas, com mais de 1 milhão de litros de leite/dia, mais de 415 mil cabeças de gado e 309 mil hectares de pecuária e agricultura. A empresa também possui laboratório de pesquisas de alimentação animal e de análise de solos.


Piquini Comunicação Estratégica