Torrefação da cooperativa Cooxupé apresentará novos produtos durante a Femagri 2024, feira de negócios que acontece em Guaxupé/MG, de 20 a 22 de março

Para seguir as tendências do mercado e as preferências do consumidor, a indústria torrefadora da Cooxupé – cooperativa cafeeira com mais de 19 mil famílias produtoras cooperadas – lançará com exclusividade a versão premium do café Evolutto e, ainda, as novas embalagens da marca Prima Qualità durante a Femagri – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas. O evento acontece de 20 a 22 de março, em Guaxupé, Sul de Minas Gerais, e reunirá mais de 30 mil cafeicultores.

De acordo com o superintendente de Torrefação e Novos Negócios da Cooxupé e da SMC Specialty Coffees, Mário Panhotta da Silva, os novos produtos atendem as tendências do comportamento do consumidor de café. “É preciso estar atento às mudanças do mercado para sempre oferecer as melhores opções”, ressalta. O Evolutto Premium chegará ao varejo brasileiro no início de maio.

“Trata-se de um café superior, 100% arábica, com origem nas famílias produtoras do Sul de Minas e do Cerrado Mineiro. Selecionamos e blendamos os melhores grãos de cada região para criar uma bebida única e especial. Nossa torra cuidadosa extrai todo o potencial do grão para ressaltar os sabores e aromas do café”, explica Mário. Atualmente, o consumidor encontra as versões Evolutto Extraforte e Tradicional.

 

Prima Qualità – Já a marca Prima Qualità, voltada a cafés gourmet e especiais, será apresentada ao varejo nacional com novas embalagens. Além dos produtos de linha disponíveis durante o ano todo, a marca também atua com microlotes e edições limitadas.

“Por meio de pesquisas, identificamos as principais dúvidas e anseios dos consumidores em relação à embalagem antiga do café Prima Qualità. Com isso, desenvolvemos uma embalagem mais minimalista e sofisticada, com mais informações sobre a qualidade dos produtos e a transparência da cooperativa, além do destaque para o perfil sensorial do café. Ainda incluímos o selo Cooxupé, que gera curiosidade na leitura e valoriza a produção regional e a preocupação social da cooperativa. Tudo isso agrega ainda mais valor ao produto”, afirma o superintendente.

 

Certificação e compromisso com a sustentabilidade – A torrefação da Cooxupé possui a certificação FSSC 22000 em seu sistema de Gestão de Segurança do Alimento, para a produção de cafés torrados e moídos. “Esta certificação é uma das mais importantes da indústria de alimentos e visa o monitoramento e controle dos riscos físicos, químicos e biológicos em todo o processo de produção”, ressalta Mário.

O presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, destaca a qualidade, a procedência e o cooperativismo inclusos nos produtos da Torrefação. “Produzimos cafés sustentáveis, com qualidade e socialmente corretos para todos os perfis de paladares. Nossos cafés trazem, ainda, o respeito pelas nossas famílias cooperadas, a responsabilidade com o negócio, a consciência ambiental e a governança sólida da nossa cooperativa”, finaliza.

Em 2023, a Torrefação da Cooxupé manteve sua participação de mercado ocupando a 6ª posição entre os fabricantes de cafés no varejo brasileiro, em venda/volume (kg), segundo dados do Retail Index Nielsen IQ. As linhas de cafés estão disponíveis em pontos de vendas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, além de canais on-line e e-commerce, clicando aqui.

 

Cooxupé e Femagri – A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé atua há mais de 90 anos no cooperativismo brasileiro. Seus mais de 19 mil cooperados produzem café do tipo arábica no Sul e Cerrado de Minas Gerais, nas Matas de Minas e na média mogiana do estado de São Paulo. Além da atuação no mercado brasileiro com as linhas de cafés torrados e moídos, a Cooxupé exporta café verde para mais de 50 países em cinco continentes.

A Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas é o evento de negócios promovido pela Cooxupé, levando às famílias cooperadas oportunidades para elevar, na prática, a sustentabilidade e a produtividade em suas lavouras e propriedades cafeeiras. Neste ano, a Femagri acontece de 20 a 22 de março, em Guaxupé, cidade onde está a matriz da cooperativa.

Fundada em 1932 como cooperativa agrícola de crédito e transformada na Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé no ano de 1957, quando iniciou as atividades de recebimento, processamento e comercialização de café, a Cooxupé faz parte da história da cafeicultura brasileira e avança a passos largos, fazendo com que o seu café verde vá muito além da fronteira nacional. A sede da cooperativa está instalada no município mineiro em Guaxupé, onde também está situado o Complexo Industrial Japy. Hoje, com mais de 60 anos de atividades voltados para o café e 90 anos dedicados ao cooperativismo, a Cooxupé é referência na cafeicultura brasileira e reconhecida mundialmente como uma empresa de credibilidade na comercialização de café de qualidade tipo arábica. A cooperativa mantém investimentos permanentes para a modernização de sua estrutura que, atualmente, inclui armazenagem para mais de 6 milhões de sacas de café; laboratórios de controle de qualidade e análise de folha e solo; Centro próprio de Distribuição e cinco unidades industriais responsáveis, incluindo o Complexo Industrial Japy, empreendimento inovador que revolucionou a logística da cadeia produtiva do café e que conferiu à Cooxupé o pioneirismo da granelização. Atualmente, os cooperados entregam seus cafés a granel, benefício que trouxe mais competitividade, economia e qualidade de vida dentro e fora das lavouras.

Phábrica de Ideias