Conheça o inovador pacote tecnológico que combina um produto biológico exclusivo no mercado e um regulador de crescimento para enfrentar os desafios da safrinha 2023/24

Em um cenário agrícola cada vez mais desafiador, onde a questão climática influencia a cada ano a produção de maneira decisiva, é preciso adotar boas práticas agrícolas e estratégias que tornem as lavouras mais resilientes.

Entre as diversas culturas, a segunda safra de milho é uma das que mais precisam desse cuidado porque costuma ter uma janela de cultivo mais vulnerável aos riscos climáticos, já que atrasos e imprevistos no andamento da primeira safra de soja impactam diretamente no desempenho da segunda safra.

Enquanto o El Niño dá sinais de despedida, as previsões indicam que a La Niña pode retornar ainda em 2024. Esses fenômenos climáticos podem alterar os regimes de precipitações em várias áreas e preocupar os produtores. Desse modo, é imperativo investir mais em tecnologia e planejamento.

 

Milho+ – Para ter mais sucesso na safrinha 2023/24, a Sumitomo Chemical traz para o produtor o programa Milho+, uma plataforma de soluções que promove um manejo mais eficiente do milho, visando aumentar os rendimentos e fortalecer as plantas para enfrentar as adversidades climáticas e produzir cada vez mais.

O programa está estruturado em duas fases: o uso de micorrizas com o produto EndoMaxx® SC e a adoção do regulador de crescimento vegetal ProGibb®. Ambos os produtos já possuem sua eficiência comprovada na cultura. Em mais de 250 campos, o ProGibb atestou o aumento de produtividade, garantindo uma média de 8 sacas adicionais por hectare.

“Há uma sinergia entre as duas tecnologias que gera os melhores resultados possíveis, deixando a planta mais preparada para enfrentar os estresses e apta a produzir mais. O programa Milho+ colabora para o avanço do manejo, visando trabalhar em conjunto a fisiologia das plantas e a saúde do solo em prol da produtividade”, afirma Bruno Oliveira, especialista de BioRacionais da Sumitomo Chemical.

 

Benefícios do uso de micorrizas – Um dos pilares essenciais do programa Milho+ é o uso de micorrizas com o produto EndoMaxx® SC no sulco de plantio. O produto é formulado com quatro diferentes espécies de fungos micorrízicos arbosculares: Glomus mosseae, Glomus aggregatum, Glomus intraradices e Glomus etunicatum.

Esses microrganismos benéficos se desenvolvem no solo e estabelecem uma relação simbiótica muito saudável com as raízes das plantas de milho, promovendo melhorias na capacidade de absorção de água e de nutrientes, especialmente fósforo, potássio e cálcio.

É muito importante que as plantas consigam acessar o máximo de nutrientes e água de forma mais eficiente, garantindo, assim, um suprimento adequado mesmo durante momentos marcados por condições de estresse ambiental. Além disso, a tecnologia colabora para o aumento da fixação de carbono no solo, redução de erosão e descompactação da terra.

Ou seja, a iniciativa promove a saúde do solo e proporciona uma produção de milho mais sustentável e econômica. “O principal diferencial é que EndoMaxx® SC oferece uma formulação exclusiva e estável de mistura de raças do fungo, com um efeito consistente e único no mercado”, destaca Oliveira.

 

O papel do regulador de crescimento – Outro fator que estrutura o programa Milho+ é o emprego do regulador de crescimento ProGibb®. Atualmente, essa tecnologia da Sumitomo Chemical representa a única formulação com giberelina de origem natural e registrada para a reposição desse hormônio em plantas de milho.

O manejo fisiológico da cultura do milho favorece os processos fisiológicos da planta, potencializando a fotossíntese e reduzindo o desperdício de energia, o que promove o equilíbrio e a uniformidade da plantação de milho. A giberelina, em sua essência, é um hormônio que age no alongamento celular. “Esse regulador de crescimento dilata as paredes celulares das plantas, potencializa a ação de enzimas e incrementa a absorção de água para que o milho cresça com mais vigor e possa ter folhas maiores e mais largas, além de colmos mais robustos”, explica Eduardo Rossini, gerente de Marketing de BioRacionais da Sumitomo Chemical.

A pulverização foliar de ProGibb® entre os estádios de V2 a V4 da cultura (quando metade das plantas da área apresentam de duas a no máximo quatro folhas desenvolvidas), com dose de 20 a 30 gramas por hectare, gera resultados surpreendentes na lavoura. “Uma única aplicação de ProGibb traz um efeito expressivo. O milho é muito responsivo à pulverização de giberelina e, após uma semana, a lavoura já será outra”, diz Rossini.

Segundo o gerente, o resultado impressiona no campo, principalmente na fase reprodutiva. “O manejo fisiológico com ProGibb® resulta em melhor formação de espiga e pendão, maior calibre de espigas, maior número de grãos por fileira e maior acúmulo de amido nos grãos. Além disso, a solução ainda colabora para reduzir a incidência de podridão de grãos e aumenta a resistência da planta contra estresses bióticos e abióticos”, ressalta o gerente.

Outro fator importante é que a suplementação com giberelina tem especial importância nas lavouras de milho. É amplamente estudado no meio científico o efeito de inibição da biossíntese de giberelinas por fungicidas do grupo dos triazóis em diversas espécies cultivadas. Nesse caso, a reposição do hormônio é uma prática importante, ao garantir os níveis adequados também para a fase reprodutiva do milho.

O Milho+ está disponível para adoção em todas as regiões produtivas de milho no Brasil. O programa da Sumitomo Chemical oferece uma abordagem abrangente, integrada e eficaz para o manejo do milho, especialmente em um contexto de mudanças climáticas e riscos de intempéries, assegurando a resiliência e sustentabilidade do negócio no médio a longo prazo.

Para participar da iniciativa, basta entrar em contato com um representante técnico de vendas da Sumitomo Chemical e aderir ao programa. Quer saber mais? Entre em contato com o SAC Sumitomo Chemical Brasil pelo telefone 0800-725-4011, WhatsApp (85) 98128-3297 ou e-mail: [email protected].

Sediada em Tóquio, no Japão, a Sumitomo Chemical é uma das principais empresas químicas do mundo. Fundada em 1913, está presente em mais de 180 países, com cerca de 32 mil funcionários. Na América Latina opera com soluções para agricultura, nutrição animal e saúde ambiental com o objetivo de promover o bem-estar oferecendo soluções sustentáveis para a produção de alimentos e a saúde da sociedade. No Brasil, a Sumitomo Chemical realiza suas atividades a partir de um escritório central, localizado em São Paulo (SP), um centro de pesquisas em Mogi Mirim (SP) e uma fábrica em Maracanaú (CE), além de contar com unidades de distribuição e equipe técnica altamente capacitada em todo o território nacional. Firmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a companhia é signatária do Pacto Global e promove ações para contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que estipula metas para transformar o mundo até 2030.

 Página 1 Comunicação