Voltado para o controle de plantas daninhas – folhas largas e folhas estreitas em pré-emergência – a nova tecnologia é indicada para utilização em cana-planta

A ADAMA (leia-se ADAMÁ), companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, lança Apresa®, herbicida voltado para o controle de plantas daninhas em pré-emergência e com combinação de ingredientes única no mercado. A tecnologia de formulação T.O.V – Tecnologia, Operação Simplificada e Valor Agregado para o produtor – patenteada pela ADAMA, é bastante conhecida em outras culturas e agora está disponível para o mercado da cana por meio da chegada de Apresa®.

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e, na safra 2022/23, foi responsável pela produção de 610,1 milhões de toneladas, representando um crescimento de 5,4% em relação à temporada passada, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com o órgão, a recuperação das produtividades nos principais estados produtores, influenciado pelo clima mais favorável nesse ciclo, compensou a menor área colhida em relação à temporada 2021/22. Para a Safra 2023/24, a produção deve crescer 10,9% em comparação ao ciclo anterior e chegar a 677,6 milhões de toneladas. O bom resultado esperado é influenciado tanto pelo melhor rendimento das lavouras, estimado em 81.129 quilos por hectares, como pela maior área destinada ao cultivo da cultura, prevista em aproximadamente 8,35 milhões de hectares.

Na cultura da cana-de-açúcar, o controle de plantas daninhas é fundamental e deve ser feito de maneira integrada, para alcançar seu potencial produtivo. “O manejo é um desafio antigo do setor e a utilização de produtos com formulações inovadoras passa a ser uma alternativa bastante assertiva. A formulação de um herbicida tem papel fundamental na performance do produto e, para manter os altos níveis produtivos, com rentabilidade e sem impactar a longevidade dos canaviais, é importante ter assertividade no manejo das plantas daninhas”, destaca Vinicius Boleta, gerente de Produto da ADAMA.

A chegada de Apresa® para a proteção da cultura de cana-de-açúcar marca o início de uma série de lançamentos para a cultura nos próximos dois anos e reflete o objetivo da ADAMA em conquistar mais espaço no segmento de herbicidas por meio de um portfólio robusto. O produto já teve seu registro concluído e está disponível para comercialização.

A ADAMA Ltd. é líder global em proteção de culturas, fornecendo soluções para agricultores em todo o mundo para combater plantas daninhas, insetos e doenças. A ADAMA possui um dos mais amplos e diversos portfólios de ingredientes ativos do mundo, bem como instalações de P&D de última geração, fabricação e formulação.
Com uma cultura que capacita os colaboradores a escutar os agricultores, a ADAMA oferece uma vasta gama de produtos diferenciados de alta qualidade, fornecendo soluções que atendam às necessidades locais de agricultores e clientes em mais de 100 países em todo o mundo.

Connectare Comunicação