A Bindflow revoluciona no mercado da tecnologia ao desenvolver sistema que garante o controle e a produtividade das empresas do ramo do agronegócio

A tecnologia mostra a cada dia que pode fazer parte do cotidiano das pessoas e dos negócios em seus variados ramos. Com os esforços voltados ao universo do agronegócio, a provedora de soluções tecnológicas Bindflow, que é referência no mercado da tecnologia para vários segmentos, desenvolveu uma solução inovadora para contribuir com a produtividade no campo.

Batizada de BindTrack, ela surgiu da necessidade de coibir os roubos de cargas de grãos durante a colheita em cooperativas agrícolas, o que resultava até então na falta de controle de entrada e saída de produtos e muitos prejuízos financeiros. “Recebemos este desafio de uma grande cooperativa do Mato Grosso do Sul, para criar uma solução que registrasse as atividades nos armazéns. Antes, muitos dos produtores simplesmente tinham alguém que manejava a colheitadeira, recolhendo os grãos e levando para dentro de caminhões que encostavam ao lado, sem ao menos uma certificação da procedência e destinação”, revela o CTO da Bindflow, Paulo Zung.

Nesta dinâmica, a companhia começou a notar perdas, sem ter ideia de qual era a origem do problema. “O operador da colheitadeira dizia que carregava uma quantia X de grãos em uma quantia Y de caminhões, mas o que realmente chegava às fazendas era um volume menor do que o indicado. Boa parte ‘se perdia’ pelo caminho. Então, criamos uma espécie de tag, para ser afixada dentro do caminhão, e posicionamos antenas em locais estratégicos nos armazéns”, conta Zung.

Desta maneira, o sistema identifica para quem está carregando, a hora em que a colheiradeira carregou o caminhão, a que horas passou pelos acesso de entrada e saída do armazém, entre outros passos da operação de carga e descarga. “Tem ainda as integrações com o Agroflow, na passagem por balanças, que registram o peso, quanto foi carregado e qual a qualidade do grão carregado, além da tabela de tempo do trânsito da fazenda até o armazém. Se, normalmente, demora 40 minutos, por exemplo, e o caminhão demorou mais de duas horas, o condutor pode ter parado para trocar os grãos por outros, de qualidade inferior, e desviar os grãos retirados do armazém para outros fins”, pontua.

 

Aperfeiçoamento do sistema – A Bindflow trabalha atualmente no aperfeiçoamento do sistema BindTrack, com o desenvolvimento de um equipamento que poderá também avisar via rede de celular a exata localização do caminhão, em qualquer lugar do Brasil, além do registro das operações de carga e descarga nos armazéns. “É uma segurança a todos os envolvidos. Seja o motorista, o comprador e o vendedor do grão e o dono do caminhão”, destaca o CTO.

Nas áreas de plantação, a ferramenta pode atuar no monitoramento das condições de umidade, temperatura e crescimento da planta, com a verificação de altura, por exemplo. Também na integração com drones, para uma varredura do solo. “O sistema pode mostrar se há necessidade de mais adubo ou umidade em alguma parte específica da propriedade”.

A Bindflow também se debruça sobre a operação remota de monitoramento, inclusive de colheita, plantação e manutenção no campo. “O operador pode estar dentro do escritório, sob o ar condicionado, sem precisar se deslocar entre várias plantações. Pode fazer a colheita na fazenda A e da fazenda B ao mesmo tempo e sem sair do lugar, tudo remotamente. É mais econômico, ágil e, inclusive, saudável, não somente para o negócio, mas para o próprio produtor”.

Criada em 2021, a BindFlow oferece cinco frentes de soluções tecnológicas: RCO, bindhealth, tracking, desenvolvimento de software e transformation. No portfólio, a empresa com sede em Curitiba, desenvolveu soluções para a Loreal Paris, a Ecco Salva, a Rumo, a rede de supermercados Condor e a Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense (Copasul). Em seu segundo ano de vida, a BindFlow registrou crescimento superior a 400%. O propósito da empresa é oferecer produtos diferenciados a partir de amplo conhecimento técnico e criatividade, tendo em foco também o desenvolvimento pessoal.

Smartcom