A Casa do Produtor Rural (CPR) destacará, durante a décima edição da COPLACAMPO, as práticas para o cultivo da abóbora cabotiá. Serão discutidos os aspectos agronômicos, cultivares e técnicas de polinização. O evento está programado para acontecer de 26 de fevereiro a 1º de março, das 8h às 17h, na Unidade de Grãos da COPLACANA, em Piracicaba.

A abóbora japonesa é cultivada em todos os continentes, com uma produção mundial estimada em mais de 27 milhões de toneladas, em aproximadamente 2,04 milhões de hectares. Possui significativa importância socioeconômica e alimentar, sendo plantada em diversos estados brasileiros como São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

O cultivo é realizado com um alto nível de tecnologia e grande potencial de produção. Normalmente, são colhidas cem dias após o plantio, sendo bastante valorizadas no mercado devido à sua rapidez de crescimento, uniformidade dos frutos e sabor agradável. Além disso, as abóboras têm um grande potencial de cultivo para os agricultores familiares, pois é possível obter ótimos resultados em pequenas áreas de plantio. Outro fator importante é a possibilidade de armazenamento por até 4 meses após a colheita, o que torna a comercialização do produto uma opção mais vantajosa.

O estande da CPR na COPLACAMPO será um espaço de demonstração dos projetos e tecnologias desenvolvidos pelos vários grupos de extensão universitária da ESALQ. Isso irá atender às necessidades tanto dos pequenos como dos grandes agricultores, o intuito é ajudá-los nas suas atividades agrícolas, promover a troca de conhecimento e facilitar parcerias que impulsionem o crescimento e fortalecimento da agricultura local.

Programação:

Dia 26

    • Efeitos de herbicidas sozinhos e em misturas (ProHort)
    • Cogumelos comestíveis – Grupo de Estudos de Micologia – Laboratório de Fungos Fitopatogênicos

Dia 27

    • Manejo de solo para altas produtividades de soja em reforma de canavial – PACES
    • Calagem e disponibilidade de nutrientes – GAPE

Dia 28

    • Ovinocultura: oportunidades e desafios – SIPOC
    • Maximizando a qualidade pós-colheita: reguladores vegetais para frutas, flores e hortaliças – PColheit

 Dia 29

    • Saúde do solo na prática – SOHMA
    • Sistemas de produção de galinhas poedeiras – GPA

Dia 01 de Março

    • Agricultura de Precisão: ferramentas para gestão eficiente da lavoura – Grupo de Mecanização e Agricultura de Precisão (GMAP)
    • Coprodutos na nutrição animal – NUTRIBOV

De 26 de Fevereiro à 01 de Março

    • Cultivo de Abóbora Cabotiá: considerações agronômicas, cultivares e métodos de polinização – Casa do Produtor Rural

 

Os módulos agrícolas que serão apresentados na feira visam fortalecer a integração entre a universidade e o setor produtivo. Isso proporcionará aos agricultores a chance de compartilhar experiências e ampliar seus conhecimentos técnicos.

A entrada para a COPLACAMPO é totalmente gratuita e os interessados podem se inscrever no site do evento: coplacampo.com.br.

Informações:

Evento: COPLACAMPO 2024

Data: De 26 de fevereiro à 01 de março

Horário: 8hs às 17hs

Local: COPLACANA – Rodovia do Açúcar (SP-308) Km 157 – Piracicaba/SP.

A Casa do Produtor Rural (CPR) é um centro de atendimento da ESALQ, que atua na transferência do conhecimento agronômico à comunidade rural, de forma clara, dinâmica, objetiva e com enfoque no desenvolvimento dos agricultores familiares. As soluções apresentadas são embasadas nas pesquisas e nas práticas geradas na universidade. A CPR é parte integrante do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx), sob a responsabilidade da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) e tem a parceria institucional da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz – FEALQ.

Por Marcela Matavelli
Comunicação | Coordenação da Casa do Produtor Rural – ESALQ/USP