A Uniport 8030 NPK estreou durante o Show Rural Coopavel com novo conceito de design para alta produtividade no campo. Soluções da líder em tecnologia de energia contribuíram com o projeto inovador do cliente 

A Cummins Brasil colhe os bons frutos ao cultivar sua presença no setor agrícola. A líder em tecnologia celebra, juntamente com o cliente Jacto, o lançamento da nova adubadora automotriz Uniport 8030 NPK, equipada com o conceituado motor do segmento Off-Highway, o QSB 6.7 de 295 hp a 2200 rpm. A novidade fez sua estreia no mercado nacional durante o Show Rural Coopavel, na semana passada.

A escolha do motor Cummins para esta aplicação é resultado dos esforços dedicados pela empresa ao oferecer no País, desde o final de 2021, uma nova proposta do QSB 6.7, com mais potência, permitindo que as montadoras do segmento se beneficiem de um motor de alta performance e menor cilindrada. “No caso da Uniport 8030 NPK, conseguimos com a motorização da linha média equipar a maior adubadora já produzida pela Jacto, com reservatório de 8 m³ de capacidade”, afirma Tiago Costa, gerente de Vendas da Cummins Off-Highway.

Vale reforçar que o mesmo motor QSB 6.7 impulsiona a adubadora Jacto Uniport 5030 NPK de 5m³ de capacidade, o que demonstra a flexibilidade das soluções da Cummins e o expertise da engenharia em oferecer motorizações sob medida para as montadoras.

Os avanços do QSB 6.7 também permitiram a entrega de um motor compacto e personalizado. Com alta performance em elevadas rotações e baixo consumo de combustível, o pacote de soluções da Cummins contribuiu com a Jacto em lançar no mercado brasileiro um novo conceito de adubadora automotriz.

A nova Uniport 8030 NPK chama a atenção pelo seu layout com motor dianteiro, cabine ampla, para maior conforto do operador, e reservatório com capacidade para 8 m³.  Os diferenciais da máquina são o aumento de 60% na capacidade da caçamba e 20% na produtividade diária, com qualidade e precisão na dosagem e distribuição de fertilizantes, sejam eles granulados, em pó ou em sementes.

Além de permitir melhor distribuição de peso, a instalação do motor na dianteira contou com um processo customizado. “Desenvolvemos uma montagem mais baixa, semelhante a aplicação do setor automotivo, otimizando tubulações do sistema de admissão e escape, tornando também acessíveis os itens de manutenção periódicas como filtros de combustível e óleo. São soluções que fazem parte do nosso conceito de entregar um produto que impacta de forma positiva o cliente, agregando valor ao projeto e trazendo produtividade ao campo, com alta disponibilidade do equipamento em operação”, diz Andre Selim, líder de Engenharia Off-Highway da Cummins.

O processo de modernização dos equipamentos agrícolas segue em linha com os avanços da eletrônica embarcada nos motores Cummins. Ainda de acordo com Costa, “a calibração da interface do motor contou com processos de modernização para perfeita sincronia, por meio de sinais digitais, com a central eletrônica da Uniport 8030 NPK. Com isso, temos um equipamento que opera com condições ideais de performance, otimizando os esforços de tração com o controle automático da rotação do QSB 6.7”.

Certificado MAR-1 e compatível com Biodiesel (até B20), o motor QSB 6.7 conta com um sistema de bomba de combustível, desenvolvido exclusivamente para o uso industrial, no qual utiliza componentes e materiais que propiciam maior robustez aos efeitos do combustível de origem vegetal, além de um filtro separador de água de alta performance.

Cummins Brasil – Maior fabricante independente de motores Diesel, componentes e grupos geradores, é uma corporação de unidades de negócios complementares que projetam, fabricam e distribuem motores, serviços e tecnologias relacionadas, incluindo sistemas de combustível, turbos, filtragem, soluções para emissões e sistemas de geração de energia elétrica. Presente no país desde 1974, produz uma variada gama de motores para diversos segmentos do mercado, entre caminhões de todos os portes, pickups, ônibus, aplicações estacionárias, máquinas de construção, equipamentos agrícolas, máquinas para mineração e aplicações marítimas. Sua principal unidade fabril, com capacidade de produção de 500 unidades de motores por dia, está localizada no município de Guarulhos (SP), onde estão as áreas de motores, geradores, turbos e soluções de emissões. E em Bonsucesso, a unidade Filtration.


Textofinal – Comunicação Integrada