Durante o Clube da Inovação Soja, a companhia mostrou a ação da molécula inédita de herbicida, além de destacar avanços significativos em proteção de cultivos e biotecnologia

O desafio no controle de plantas daninhas tem se acentuado nos últimos anos devido ao aumento da resistência dessas invasoras a diversos modos de ação herbicidas existentes, resultando em maior dificuldade no manejo. Dada a relevância do cenário, o tema foi um dos destaques do Clube da Inovação Soja, realizado em Sorriso (MT) pela segunda vez, dando início aos encontros regionais deste ano. O movimento, liderado pela Bayer, foi criado para debater com toda a cadeia agrícola da soja os principais desafios e temas de interesse.

O gerente de Herbicidas da Bayer para a América Latina, Matheus Palhano, alertou que a resistência dessas plantas invasoras tende a aumentar, destacando a necessidade de soluções mais eficazes e sustentáveis no enfrentamento desse desafio.

“Para termos noção da gravidade, nos mais de 44 milhões de hectares plantados com soja no Brasil hoje, em aproximadamente 60% dessa área tem uma planta daninha resistente a pelo menos um princípio ativo existente. Em 2030, há a possibilidade dessa porcentagem ultrapassar 65% da área com a oleaginosa, com a tendência de haver mais de uma planta daninha resistente a múltiplos tipos de princípio ativo, segundo projeções do projeto Simon, que lideramos há mais de 10 anos e conta com a colaboração de pesquisadores, acadêmicos e especialistas do país inteiro. De fato, as plantas daninhas estão ganhando resistência em uma velocidade maior do que se esperava”, enfatiza.

Para reduzir a propagação e resistência destas invasoras, Palhano propõe um avanço no sistema de manejo. “O primeiro passo é abandonar a abordagem de controle individual de plantas daninhas para cada cultura e adotar um sistema de manejo abrangente para toda a safra, incluindo soja, milho, algodão e outras culturas da rotação. Um exemplo é iniciar o manejo contra as plantas daninhas após a colheita do milho, antecipando-se à cultura subsequente, como a soja. Isso reduzirá a incidência de invasoras e facilitará o controle posterior.”

Com o objetivo de minimizar os efeitos adversos das plantas daninhas nas culturas, a Bayer está empenhada no desenvolvimento de um conjunto de soluções que engloba todo o sistema de produção, desde a fase da pré-emergência das invasoras até a etapa da pré-colheita de soja. “A nossa proposta envolve 11 soluções nesse sistema destinadas a conter a propagação das plantas daninhas resistentes em culturas como soja, milho, algodão e cana-de-açúcar”, destaca o Palhano.

 

Inovações in loco no encontro de Sorriso – Dentro do escopo de suas inovações, a Bayer tem como plano o lançamento, em 2026, do herbicida Convintro Duo, com dois princípios ativos, destinado à fase de pré-emergência da soja. Também previsto para os próximos anos, o lançamento de herbicidas que levarão uma molécula inédita direcionada à pós-emergência das plantas daninhas, o Icafolin-methyl, primeiro princípio ativo desenvolvido para este fim em 30 anos.

“O Icafolin desempenhará um papel crucial no manejo de plantas daninhas, destacando-se especialmente no controle do capim-amargoso e do capim-pé-de-galinha”. O executivo ainda complementa. “A nossa aposta, daqui em diante, é pelo menos em boa parte dos produtos, combinar mais de uma molécula em uma mesma solução. Desta forma, dificulta-se ainda mais o avanço da resistência das plantas daninhas aos princípios ativos”.

Em Sorriso, os participantes do Clube da Inovação Soja puderam ver, pela primeira vez, a eficácia do Icafolin em campo de teste.

 

Novidades para o futuro – Depois da soja RR, Intacta RR2 Pro e Intacta2 Xtend, a companhia segue inovando e desenvolvendo a quarta geração de soja que irá conferir tolerância a quatro herbicidas e novos modos de ação para controle de pragas, também apresentada em campo de teste durante o evento.

“Seguimos dispondo de soluções que não apenas impulsionam a produtividade das principais culturas a níveis inéditos, mas que também ampliam a sustentabilidade no cultivo da cultura da soja. Resultados concretos são evidenciados através das biotecnologias que já lançamos, como o caso da Intacta2 Xtend para soja, que possibilitou que agricultores atingissem médias de produtividade superiores a 100 sacas por hectare. Além do VTPRO4 para milho, no qual produtores de milho irrigado alcançaram médias acima de 300 sacas por hectare. Recentemente, também disponibilizamos o fungicida Fox Supra para a soja”, explica o diretor dos negócios de Soja e Algodão na Bayer, Fernando Prudente.

Para dar celeridade às fases de desenvolvimento até o lançamento das inovações, a companhia destina, anualmente, cerca de 2,8 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento em escala global. “Todo investimento em inovação requer um ambiente jurídico seguro e estável, garantindo a proteção intelectual que remunera o trabalho de desenvolvimento – que leva décadas para serem concluídos no país –, viabilizando a continuidade das pesquisas para o avanço da agricultura tropical, a qual enfrenta ano após ano novos desafios relacionados a pragas e doenças. Esse ambiente favorável não só nos permite lançar soluções alinhadas com os desafios dos produtores atuais, mas também nos capacita para enfrentar as demandas futuras da agricultura”, explica a diretora de segurança de produtos da Bayer, Marcia José.

Site da Bayer em Sorriso (MT) – A última edição do Clube da Inovação Soja no estado de Mato Grosso foi sediada em Sorriso. O município é conhecido como a capital nacional do agronegócio e o maior produtor de soja do mundo, com quase 600 mil hectares de área plantada, produzindo mais de 2 milhões de toneladas do cereal por safra, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É também onde há 21 anos a Bayer instalou uma unidade, que hoje é um dos centros estratégicos de inovação em Pesquisa e Desenvolvimento para a América Latina.

A unidade tem capacidade de analisar mais de milhões de plantas por ano, testar dezenas de milhares de novas linhagens de soja e híbridos experimentais de milho em estágio inicial de pesquisa. Também é um importante polo para conduzir testes que vão promover as melhores soluções para os problemas atuais enfrentados pelos produtores da região, como a podridão de grãos e vagens da soja. Além de Sorriso, a Bayer está ampliando os investimentos em Mato Grosso com a inclusão de mais quatro unidades de pesquisa e desenvolvimento.

O centro também apoia a equipe de teste na avaliação de centenas de milhares de parcelas de pesquisa em milho e soja no estado, o que representa mais de um número imenso de pontos de dados para serem utilizados em avaliações de teste para as duas culturas.

 

Clube da Inovação Soja – Lançado em março de 2023, o Clube da Inovação Soja é uma iniciativa que pretende discutir a evolução do setor, resolver gargalos, debater questões técnicas e qualquer assunto que promova mais inovação, tecnologia e sustentabilidade da cultura no Brasil. Trata-se de uma coalização em prol da inovação e desenvolvimento da agricultura brasileira.

“Somos uma empresa com um importante norteador de colaboração e cocriação, ancorada no modelo de inovação aberta, e essa coalizão é reflexo disso. Sabemos da importância de nos unirmos com diferentes agentes e profissionais do setor para conseguirmos dar ainda mais celeridade a soluções que fazem sentido para o agricultor. É a partir deste grupo que nascerão as principais inovações e decisões do futuro da sojicultura”, ressalta Fernando Prudente, idealizador do projeto.

A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas ciências da vida nos setores de agronegócios e saúde. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade. O Brasil é a terceira maior operação da companhia no mundo.

 JeffreyGroup