Em evento na Serra da Petrovina, a Nitro estará presente com soluções que favorecem as lavouras em períodos críticos e ainda oferecerá sugestões de manejo personalizadas para a cultura da soja

Os agricultores do Cerrado vêm sofrendo com os fortes impactos das mudanças climáticas e muitos acumulam perdas em suas lavouras. Segundo a Embrapa, estima-se que mais da metade das doenças que acometem a cultura da soja estejam sendo causadas pela escassez de chuva no Centro-oeste e por déficits nutricionais, os chamados estresses abióticos. “Nessa batalha, a adoção de bioinsumos tem sido uma boa estratégia para as lavouras enfrentarem os dias de forte calor, a falta de chuva, os ataques de pragas e ainda alcançar boa rentabilidade”, diz Igor Sena, que é engenheiro agrônomo, entomologista e Gerente Técnico da Nitro, multinacional brasileira fabricante de insumos para o agronegócio.

Para explicar melhor essa tática, bem como apresentar as recomendações de manejo para a cultura da soja, os especialistas da Nitro estarão no G.A TEC, evento organizado pela Girassol Agrícola, a ser realizado no dia 20 de janeiro, na sede da Fazenda Girassol, na Serra da Petrovina, no Mato Grosso. O evento reunirá os principais representantes e empresas do agronegócio no estado para discutir e conhecer novas ferramentas que potencializam a produtividade da cultura da soja no estado.

Durante todo o evento, o time da Nitro apresentará aos visitantes uma ferramenta que oferece uma análise personalizada para o manejo de nematóides e de fertilidade de solo. “O Aprofunda é um programa de serviço ao agricultor, que oferece recomendação personalizada de manejo, a partir de análises realizadas na própria área do produtor”, comenta Igor Sena.

Aos sojicultores, será apresentado um portfólio amplo para o melhor estabelecimento inicial da cultura, soluções para nutrição e defesa, bioestimulantes, biodefensivos e tecnologia de aplicação. O agrônomo explica que o uso de soluções de base nutricional, tanto no estabelecimento da cultura, quanto em momento de pós-estresse, é fundamental para recuperação da lavoura e do seu potencial produtivo. “Essas soluções trabalham na promoção de crescimento da planta, bioestimulação, nutrição e metabolismo balanceado, indução de defesa e entregam uma melhora na absorção de nutrientes”, enumera.

Já para o controle de pragas na soja no Centro-Oeste brasileiro, Igor Sena destaca uma novidade da Nitro, que já está à disposição dos sojicultores. Trata-se do Theros, um biodefensivo macrobiológico à base da microvespa Telenomus podisi, que atua no controle preventivo do percevejo-marrom (Euschistus heros). “O percevejo-marrom é uma praga-chave na cultura da soja, que se alimenta do grão, causando danos econômicos significativos. O Theros traz o grande benefício do controle da praga ainda na fase de ovo, ou seja, antes do dano ser causado, reduzindo drasticamente os estragos na cultura e a aplicação de inseticidas químicos”, explica o entomologista.

Segundo o especialista, no Centro-Oeste, as safras costumam ser marcadas pela alta pressão de pragas, como percevejos. “Além de reduzir as perdas, os agricultores buscam soluções que favoreçam o controle dos custos com as aplicações de inseticidas químicos – e é isso que a Nitro entrega com o novo lançamento”, finaliza Igor.

G. A TEC 2024

Local: Fazenda Girassol, Serra da Petrovina, Mato Grosso | Data: 20 de janeiro

Entrada: Gratuita | Informações e inscrições para o evento NESSE LINK

A Nitro é uma produtora global de insumos para o agronegócio. Desde 2019, a empresa atua no setor e conta com um amplo portfólio de produtos que incluem foliares, suplementos para nutrição vegetal e animal, fertilizantes de solo à base de enxofre e micronutrientes, além da atuação no segmento de biodefensivos. Em 3 anos no segmento, a Nitro se consolidou como uma das 5 maiores empresas de nutrição e biológicos do setor. A sede da Companhia fica localizada no bairro de São Miguel Paulista, na capital de São Paulo, e conta com operações em outros seis países.

Loures Consultoria