Apoio contínuo aos agricultores, por meio de pesquisa e inovação no segmento de produção de sementes, destaca atuação da empresa em toda sua trajetória

Pioneirismo, confiança e capacidade para inovação são alguns dos atributos que as empresas buscam construir e perpetuar ao longo da jornada no mercado. No segmento de sementes para hortaliças e frutas, por exemplo, a Agristar do Brasil, desde o início de suas operações, trabalha para o desenvolvimento dessa área e da alimentação do País como um todo. Hoje, completando 65 anos de história, a empresa renova sua posição na linha de frente desse setor, oferecendo ao agricultor as ferramentas adequadas para a produção no campo.

Atualmente com unidades operando em Santo Antônio de Posse (SP), Guimarânia (MG), Jaíba (MG), Orizona (GO), Mossoró (RN) e Ituporanga (SC), o trabalho envolvendo pesquisa e desenvolvimento, análise de amostras recebidas de todo o mundo e testagem em campo nas estações experimentais e com o apoio de produtores parceiros seguem como prioridades da empresa, dispondo dos mais atualizados conhecimentos, equipamentos, técnicas, ferramentas e de um capital humano altamente capacitado para a execução das tarefas do dia a dia.

Steven Udsen, Presidente da Agristar

“A Agristar tem muito de que se orgulhar pela trajetória trilhada até aqui. Foi a partir da década de 1950 que o mercado começou a se profissionalizar, com a abertura de empresas locais que introduziram cultivares inovadoras de melhores padrões de qualidade física e genética, desenvolveram produção de sementes em escala comercial e realizaram os primeiros passos na pesquisa e desenvolvimento nacional. Participamos ativamente dessa revolução, contribuindo com inúmeras inovações, como a introdução dos primeiros híbridos, que permitiu ao produtor aperfeiçoar suas técnicas de cultivo, elevando sua produtividade e renda”, avalia o Presidente da empresa, Steven Udsen.

 

O ano de 2023 – Hoje, a Agristar é uma empresa nacional e líder em um mercado que conta com a atuação das principais empresas multinacionais de sementes de hortaliças. Para isso, continua a investir diuturnamente em inovação, seja ela envolvendo produtos, pessoas, parceiros comerciais, tecnologias, maquinário e experiências para o agricultor.

Uma das formas adotadas pelo empreendimento para medir o seu impacto no mercado é a realização do seu principal evento, o Open Field Day, em que produtores de toda a América Latina se deslocam para conhecer a sede da Agristar em Santo Antônio de Posse e ter contato com as cultivares e a equipe de todas as linhas de sementes da Agristar.

“Mais de 4,7 mil pessoas participaram dessa edição do tradicional dia de campo, um recorde absoluto de visitantes na nossa estação experimental. 2023 foi sucesso não somente pelos esforços aplicados este ano, mas pelo trabalho focado que realizamos continuamente. Os lançamentos de produtos dos últimos dois anos, por exemplo, são resultado de um extenso programa de pesquisa e desenvolvimento. Foram mais de 50 produtos em culturas relevantes como tomate, cebola, brócolis, alface e melancia. Isso é algo que traz resultados positivos para 2023 e os anos futuros”, complementa Udsen.

 

Foco no melhoramento de sementes – Considerando a variedade de condições que uma semente pode encontrar em território brasileiro, a Agristar possui programas de melhoramento para aprimorar suas soluções, de forma que se adaptem a diferentes tipos de solo, clima, umidade, disponibilidade de nutrientes, entre outros fatores.

As alfaces e as cenouras são exemplos de cultivares contempladas nesses programas, que recebem investimentos para que sejam colocadas no mercado e atendam às exigências tanto dos produtores quanto dos consumidores, contribuindo para melhor rentabilidade ao negócio do agricultor.

“No caso das alfaces, com foco inicial nas variedades crespa e americana, o programa já colhe resultados excelentes, garantindo, junto às medidas preventivas realizadas pelos produtores, maior produtividade, resistência e tolerância ao míldio”, reforça o Presidente. “Entre as cenouras, temos cultivares como a AGR 125 e a AGR 123, que são resultados de pesquisa com genética 100% nacional”.

 

Próximos passos – O futuro do negócio e do trabalho da empresa no segmento começou a ser cultivado já nos últimos anos, como explica Steven Udsen, de forma a seguir contemplando a população com alimentos de qualidade e os agricultores com sementes que impulsionam os seus negócios.

“Nossa equipe não cessa os esforços na busca das melhores soluções para o produtor rural no Brasil e no mundo. Nosso foco em pesquisa e desenvolvimento de novos materiais é um dos nortes do nosso futuro, além do trabalho de evolução do nosso capital humano, essencial para a execução de qualquer estratégia que planejamos na empresa”, finaliza.

A Agristar é movida pela paixão ao campo e pelo desafio de superar limites. Com 65 anos de existência, é uma das maiores empresas do país no desenvolvimento, produção e comercialização de sementes de hortaliças e frutas. Atua no mercado profissional com as linhas Topseed Premium, Topseed, Superseed e TSV Sementes, e no segmento de jardinagem, hobby e lazer através das linhas Topseed Garden e TSV Sementes. Com capital 100% nacional e com uma ampla e moderna infraestrutura, a Agristar tem orgulho em conhecer a sua terra e assim desenvolver e testar produtos de alto desempenho. Sediada em Santo Antônio de Posse (SP), a empresa possui quatro estações experimentais e uma unidade de pesquisa e melhoramento estrategicamente localizadas nos estados de SP, MG, SC e RN, que asseguram o desenvolvimento de produtos adaptados para os mais diversos climas e regiões.

 


Attuale Comunicação