Alltech divulga resultados da primeira pesquisa global de percepções sobre sustentabilidade no setor agroalimentar

 

Líderes agroalimentares em todo o mundo acreditam que a indústria pode trabalhar em conjunto para criar um sistema alimentar melhor e mais sustentável, de acordo com os resultados da pesquisa Alltech Sustainability Insights, divulgados nesta terça-feira (19/12) no Brasil. Conforme o levantamento, essa é a opinião de nove em cada dez entrevistados.

A Alltech realizou uma pesquisa global em todo o setor para reunir pontos de vista sobre as questões mais importantes para a cadeia agroalimentar e seus participantes. Em colaboração com a Opinions, uma agência de pesquisa independente com sede na Irlanda, a Alltech coletou ideias por meio de 26 entrevistas com líderes setoriais e de uma pesquisa abrangente com participação de mais de 2.500 membros da indústria agroalimentar. Este esforço representou uma oportunidade para quantificar atitudes e percepções sobre sustentabilidade e identificar ações tangíveis para construir um futuro mais sustentável.

“Nosso objetivo era ouvir as vozes da nossa indústria e do seu público estratégico e desenvolver um programa de insights robusto e voltado para o futuro que fosse relevante, ambicioso e genuinamente impactante”, disse Tara McCarthy, vice-presidente global de governança ambiental, social e corporativa (ESG) da Alltech. “Nossa indústria está passando por uma disrupção sem precedentes, mas continua confiante e comprometida em evoluir em direção a um sistema alimentar mais sustentável. A chave para o sucesso será o desenvolvimento de soluções inovadoras, mas ainda mais importante é a capacidade da indústria de trabalhar em conjunto em toda a cadeia agroalimentar.”

As perguntas da pesquisa foram focadas em cinco áreas: desafios e oportunidades; direcionadores e prioridades; atitudes frente à mudança; apoio e orientação; e quem os entrevistados acreditam que vai pagar pela sustentabilidade. As principais conclusões da pesquisa incluem:

  • Vivemos num mundo de prioridades variáveis e, dependendo da localização geográfica, bastante divergentes. A indústria agroalimentar enfrenta uma série de crises e, na sua maioria, os entrevistados reconheceram a gravidade desses desafios e a fragilidade do nosso sistema alimentar. No entanto, há um forte nível de otimismo e positividade, já que 85% dos entrevistados concordam que o sistema alimentar está à altura dos
  • Quase três em cada quatro entrevistados relataram sentir que muito mais orientação é necessária para apoiar suas melhorias na sustentabilidade ambiental. A necessidade de orientação é expressa mais fortemente na última extremidade da cadeia agroalimentar (por exemplo, varejistas, operadores de serviços de alimentação e fabricantes).
  • A maioria dos entrevistados concorda que a regulamentação está pressionando todas as áreas da cadeia de suprimentos. Os entrevistados foram igualmente realistas sobre a necessidade de apoio aos produtores primários que alimentam as 8 bilhões de pessoas neste planeta: 66% concordam que, até que o produtor seja incentivado financeiramente, as coisas nunca mudarão.
  • Muitos reconhecem que não seremos capazes de resolver os desafios à frente sem ferramentas desenvolvidas através da engenhosidade humana: 92% dos entrevistados acreditam que a tecnologia e a inovação são fundamentais para sistemas alimentares mais sustentáveis.
  • Há um reconhecimento quase universal de que precisamos de colaboração em toda a cadeia agroalimentar. 93% dos entrevistados concordam que todos devemos trabalhar juntos para criar um sistema alimentar melhor para o futuro.

“Nosso setor está vivendo tempos atípicos, mas as oportunidades de impacto positivo são ainda mais sem precedentes”, afirmou o Dr. Mark Lyons, presidente e CEO da Alltech. “Imagine o que é possível quando todos trabalhamos em direção aos objetivos compartilhados de fornecer nutrição para todos, revitalizar as economias locais e proteger os recursos naturais do planeta.”

Os resultados da pesquisa inédita Alltech Sustainability Insights já estão disponíveis. CLIQUE NA IMAGEM

Fundada em 1980 pelo empresário e cientista irlandês Dr. Pearse Lyons, a Alltech oferece tecnologias inteligentes e sustentáveis para o agronegócio. Nossas soluções melhoram a saúde e a nutrição de plantas e animais, oferecendo como resultado produtos mais nutritivos para as pessoas, assim como um menor impacto ao meio ambiente.

Centro de Comunicação