Com 10 categorias diferentes e participação popular, prêmio visa fortalecer a presença feminina no campo

O movimento Mulheres Positivas, composto por um ecossistema internacional de produtos e serviços focado no desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres, anuncia o lançamento oficial de uma premiação voltada para a presença feminina no agronegócio. A iniciativa, que conta com o apoio da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), tem como objetivo fortalecer a imagem e reconhecimento das profissionais que atuam no setor que mais contribui para a economia brasileira.

Fabiana Saad, considerada uma das 20 mulheres mais influentes do Brasil pela Forbes em 2022 e fundadora do projeto Mulheres Positivas, explica que a criação da premiação voltada ao Agro surgiu da relação de infância que ela possui com o campo, já que a sua mãe é fazendeira. “Fui criada na fazenda de café da minha mãe. Então, eu cresci em contato com a agricultura. Me sinto responsável e profundamente tocada em poder homenagear as mulheres que atuam no setor que alimenta nosso país e muitos outros”, diz.

De acordo com a “8ª Pesquisa ABMRA. Hábitos do Produtor Rural”, a participação feminina aumenta ano após ano, enquanto 94% dos produtores reconhece a importância da mulher no campo. Ricardo Nicodemos, presidente da Associação que atuará como Patrocinadora Master e Apoiadora da organização do prêmio, explica que iniciativas como  esta são muito importantes para o crescimento do Agro brasileiro.

“Nas últimas décadas, as mulheres têm desempenhado um papel cada vez mais significativo para o Agro. No entanto, sabemos das dificuldades enfrentadas por elas no campo. Por isso, nos orgulhamos de apoiar o movimento Mulheres Positivas, que valoriza a diversidade e estimula o respeito e inclusão de profissionais talentosas”, diz Nicodemos.

A premiação, que terá participação integral do público e deverá ocorrer em junho de 2024, será dividida em duas etapas: indicação e votação. Na primeira, os usuários sugerem nomes para as 10 categorias presentes no prêmio. Já na segunda, as três mais indicadas na categoria anterior irão para votação popular para decidir as campeãs de cada categoria, que depois disputarão entre si através de um ranking geral. Ao final, as 10 campeãs ganharão um jantar especial, uma conversa com a Fabiana Saad e um prêmio importante para o setor do Agronegócio.

A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA) é a única entidade voltada exclusivamente ao marketing e à comunicação do Agro. Há 44 anos, fortalece o marketing disseminando as boas práticas contribuindo com todos que participam da cadeia produtiva do setor a se comunicarem melhor. Congrega a academia, empresas e indústrias, consultorias, agências de comunicação e propaganda, veículos de mídias e jornalistas. ABMRA – A casa dos profissionais do marketing e da comunicação do Agro.

VIRA Comunicação