Iniciativa levará treinamento sobre saúde e análise de solo, além de boas práticas agrícolas a técnicos da Secretaria Estadual de Agricultura

A Syngenta, empresa líder global em soluções agrícolas, assinou, durante cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, o Termo de Cooperação Técnica para o Programa Solo + Fértil com o Governo de São Paulo. A companhia esteve representada pela vice-presidente de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Syngenta na LATAM, Grazielle Parenti. O evento contou também com a participação do governador Tarcísio de Freitas e do secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.

Implantado pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA) e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI/ SAA), órgãos ligados a Secretaria Estadual de Agricultura de São Paulo, o Programa Solo + Fértil tem como objetivo promover a utilização da calagem e adubação em todas as Unidades de Produção Agropecuária do Estado. A iniciativa visa estimular os agricultores, especialmente os de pequeno e médio portes, a utilizar a análise de solo, incentivando o uso de calcário para corrigir a acidez dos solos.

A Syngenta ficará responsável por oferecer treinamento sobre boas práticas agrícolas e saúde do solo aos extensionistas da Coordenaria de Assistência Técnica Integral (CATI), a serem ministrados por pesquisadores e palestrantes renomados no Brasil e exterior.

“Estamos muito felizes com essa parceria e, principalmente, em poder contribuir com o aumento da prosperidade rural ao apoiar os produtores paulistas nesta jornada pelo avanço da saúde do solo. Este é um ponto fundamental para garantir a manutenção da biodiversidade e ampliar a produtividade agrícola de forma sustentável”, celebra Grazielle Parenti.

Atualmente, o Estado de São Paulo conta com mais de 400 mil Unidades de Produção Agropecuária (UPAs), segundo o Levantamento de Unidades de Produção Agropecuária (LUPA/SAA). Dessas, apenas 46,7% realizam análise de solo e 32,87%, adotam a prática da calagem, que é uma etapa fundamental para um bom cultivo.
“A ideia é que a capacitação aos técnicos se desdobre em uma rotina de manejos corretos do solo em todas as unidades agropecuárias de São Paulo”, finaliza Grazielle.

A Syngenta Crop Protection e a Syngenta Seeds fazem parte do Grupo Syngenta, uma das principais empresas agrícolas do mundo. Nossa ambição é ajudar a alimentar o mundo com segurança enquanto cuidamos do planeta. Nosso objetivo é melhorar a sustentabilidade, a qualidade e a segurança da agricultura com ciência de classe mundial e soluções agrícolas inovadoras. Nossas tecnologias permitem que milhões de agricultores em todo o mundo façam melhor uso dos limitados recursos agrícolas.

Giusti Comunicação