Entre as soluções inovadoras estão o lançamento para raleio Accede e o programa de manejo fisiológico para uvas de qualidade; visitantes também conheceram o conceito sustentável Bud to Box

O público no 28o Congresso Brasileiro de Fruticultura, que aconteceu em Pelotas (RS) neste mês de novembro, tiveram a experiência de conhecer o mais completo portfólio para maçã e uva do mercado brasileiro. A Sumitomo Chemical desenvolveu soluções para o manejo fisiológico em diferentes fases da fruticultura, o que amplia a produtividade, reduz custos e beneficia a geração de produtos saudáveis ao consumidor nacional durante todo o ano.

Divulgado no Congresso Brasileiro de Fruticultura, que teve a companhia como patrocinadora, o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas no mundo, com 58 milhões de toneladas, equivalente a 5,4% da produção global.

Gerente de Reguladores Vegetais e líder de culturas HF, Eduardo Rossini explica que as soluções da Sumitomo Chemical fortalecem as cadeias produtivas das frutas. “Com forte tradição no manejo fisiológico para frutas de qualidade, estamos investindo pesadamente em tecnologias sustentáveis e que ajudam a reduzir as perdas no campo e no armazenamento. Queremos aumentar nossa participação no segmento buscando beneficiar toda a cadeia e principalmente o consumidor final, com menos desperdício de alimento e fruta de maior qualidade. No segmento de proteção de cultivos buscamos equilibrar o sistema com soluções sustentáveis”.

 

AccedeⓇ – Cesar Boff é gerente Estratégico de Marketing de BioRacionais e destacou o mais recente lançamento da companhia, o regulador de crescimento Accede, que é uma ferramenta revolucionária no raleio de maçãs, permitindo fazê-lo também de maneira mais tardia, quando nenhum outro produto tem eficácia. A prática de raleio consiste em remover os frutos em excesso, a fim de aumentar o tamanho, a coloração e a qualidade dos demais na macieira.

De origem natural, o produto consegue ralear frutos de maçã com mais de 15 mm de diâmetro, atuando sobre os menores, mais fracos, enquanto aqueles de maior potencial permanecem na planta seguindo seu desenvolvimento, gerando frutos de melhor qualidade.

 

Bud to Box – O programa Bud to Box (do botão floral à caixa, em tradução livre) conta com seis produtos inovadores e sustentáveis utilizados em pré e pós-colheita.

As soluções para o manejo fisiológico da maçã são os reguladores de crescimento Promalin, MaxCel, ReTain e Accede, o fungicida ecoFOG e o inibidor de etileno FreshVue. O Brasil é um dos primeiros países do mundo a implementar esse conceito integrado.

O Promalin promove a melhor formação de frutos sem russeting (epiderme áspera e de coloração ferruginosa), depois, entra o MaxCel, a partir da queda de pétalas para raleio inicial. Em seguida, o Accede e o ReTain, este último recomendado para aumentar a frutificação efetiva durante a floração e no fim do ciclo para retardar a maturação da fruta, promovendo frutos maiores, menor queda em pré-colheita e maior qualidade durante a armazenagem e comercialização.

Para manter a qualidade dos frutos mesmo na pós-colheita está o ecoFOG, primeiro fungicida fogging (por nebulização) para maçã no Brasil. Essa tecnologia permite prevenir as perdas por podridões, que podem superar os 30%. O ecoFOG, assim como o FreshVue, são vendidos de forma aplicada pela Sumitomo Chemical, o que assegura segurança, qualidade e padronização do uso pelo exclusivo sistema.

 

Uvas de qualidade – Para o manejo de uvas, a Sumitomo Chemical oferece quatro soluções em reguladores de crescimento que garantem maior lucratividade ao agricultor e uva de qualidade na mesa no mercado brasileiro e de exportação. ProGibb atua na floração e no alongamento de cachos e bagas, enquanto MaxCel melhora a formação dos cachos, com melhor arquitetura e comprimento, facilitando o porcionamento na indústria. Já o ProTone oferece a coloração perfeita para uvas de cor, com fechamento perfeito e crocância, brix e acidez melhorados, num produto com a qualidade e segurança. Já o Impulse possui formulação de alta qualidade e permite desfolha efetiva e maturação de ramos.

Sediada em Tóquio, no Japão, a Sumitomo Chemical é uma das principais empresas químicas do mundo. Fundada em 1913, está presente em mais de 180 países, com cerca de 32 mil funcionários. Na América Latina opera com soluções para agricultura, nutrição animal e saúde ambiental com o objetivo de promover o bem-estar oferecendo soluções sustentáveis para a produção de alimentos e a saúde da sociedade. No Brasil, a Sumitomo Chemical realiza suas atividades a partir de um escritório central, localizado em São Paulo (SP), um centro de pesquisas em Mogi Mirim (SP) e uma fábrica em Maracanaú (CE), além de contar com unidades de distribuição e equipe técnica altamente capacitada em todo o território nacional. Firmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a companhia é signatária do Pacto Global e promove ações para contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que estipula metas para transformar o mundo até 2030.

 Página 1 Comunicação