A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) lamenta e repudia que a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 tenha sido usada com viés ideológico contra o agronegócio, setor responsável por mais da metade das exportações e por cerca de 25% do Produto Interno Bruto brasileiro e que tem se mostrado um dos segmentos econômicos de maior evolução e capacidade de gerar riquezas e reduzir as disparidades sociais do país.

É lamentável ver que entre as questões do Enem, uma tenha sido um claro ataque ao sistema de agricultura aplicado pelo agronegócio brasileiro, acusando o setor sem nenhum fundamento científico.

“É muito triste ver como o nosso agro foi agredido sem nenhuma justificativa por aqueles que deveriam elaborar questões que avaliem somente conhecimento e não ideologia. Não concordamos com esse tipo de abordagem ideológica e queremos uma retratação do Ministério da Educação (MEC). Estamos abertos para debater os temas citados no Enem, desmistificando essas inverdades e pautando os assuntos com embasamento científico e nos resultados de pesquisas sérias feitas por grandes instituições brasileiras”, destaca Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP.


Dona Comunicação