Fungo é hoje uma das doenças que mais causam prejuízos aos produtores rurais e ataca especialmente as culturas da soja, feijão e algodão em todo Brasil  

Doença com potencial bastante destrutivo e que pode gerar perdas econômicas expressivas em culturas como soja, feijão e algodão, o mofo-branco (Sclerotinia sclerotiorum) é hoje um dos principais inimigos dos produtores rurais de todo o Brasil. E, normalmente, nos meses de dezembro e janeiro, em decorrência principalmente de questões climáticas, a incidência desse fungo alcança seu maior pico.

O mofo-branco é capaz de infectar a parte aérea das plantas, causando morte e reduções médias de produtividade que variam de 20% a 30%, podendo chegar a 70% em situações de falha de controle e de condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento da doença, conforme dados da Mais Soja.

Para o pesquisador e professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Davi Jacó Filho, atualmente, existe uma forma eficiente de combater esse mal. “A adoção dos agentes biológicos é uma estratégia obrigatória nos dias de hoje, haja vista que a intensidade de cultivos, restos culturais, são focos que comprometem as perdas que podem alcançar até 100% ou mesmo inviabilizar cultivos”, afirma.

Para a especialista de desenvolvimento de mercado da FMC, empresa de ciências para a agricultura, Vanessa de Toledo Anicet, a combinação entre os produtos químicos e biológicos é a solução mais apropriada para manejar essa doença.  “O biofungicida Provilar® possui triplo modo de ação – antibiose, competição e indução sistêmica de resistência, além disso, conta com uma tecnologia de formulação em que os Bacillus estão na forma endósporos, o que permite seu uso em associação com outros produtos químicos”.

Outro benefício importante da solução, ainda segundo Vanessa, é o efeito fisiológico na planta que auxilia a produção de defesas vegetais e o aumento da produtividade. “Nas áreas acompanhadas ao longo da última safra, observamos um ganho médio de produtividade de 4 sacas por hectare”, completa.

Para o gerente de Biológicos da FMC, Antônio Soares, produtos biológicos como o Provilar® são opções extremamente eficientes e que aumentam as opções de manejo dos produtores rurais. “As soluções biológicas integradas com o manejo tradicional permitem aumentar a eficiência de manejo de forma sustentável”, comenta.

A FMC Corporation é uma empresa global de ciências para a agricultura, dedicada a ajudar os agricultores a produzir alimentos, fibras e biocombustíveis para uma população mundial em expansão ao mesmo tempo em que se adapta a um ambiente de constantes mudanças. As soluções inovadoras da FMC para proteção e nutrição de cultivos, como biológicos, agricultura de precisão e digital, permitem que os agricultores, consultores agrícolas e profissionais enfrentam seus maiores desafios no manejo de pragas e doenças, ao mesmo tempo em que protegem o meio ambiente. Com cerca de 6.400 funcionários  em mais de 100 unidades ao redor do mundo, a FMC está comprometida com a descoberta de novos ingredientes ativos para herbicidas, inseticidas, fungicidas, novas formulações de produtos químicos e biológicos e tecnologias pioneiras que são melhores para o planeta.


Alfapress Comunicações