Companhia obteve 100% de conformidade socioambiental no Pará, Mato Grosso e Rondônia, nas auditorias que avaliam resultados das empresas comprometidas com as melhores práticas de ESG na cadeia agropecuária

A Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados na região, alcançou 100% de conformidade socioambiental nos estados do Pará, Mato Grosso e Rondônia, nas auditorias supervisionadas pelo Ministério Público Federal, o principal órgão de verificação da cadeia produtiva brasileira. A Companhia obteve nota máxima pelo 5º ano consecutivo no ciclo do Pará.

A iniciativa tem como foco analisar os aspectos legais, ambientais e sociais envolvidos na atividade pecuária, exigindo que as indústrias produtoras de proteína verifiquem se as propriedades com as quais negociam seguem em conformidade com os critérios socioambientais estabelecidos no Protocolo de Monitoramento de Fornecedores de Gado da Amazônia.

Dessa forma, os compromissos firmados pela Minerva Foods contribuem para a não comercialização de matéria-prima proveniente de áreas com desmatamento ilegal, grilagem, trabalho análogo ao escravo, invasões a unidades de conservação e a terras indígenas e quilombolas.

“Essa conquista reforça o nosso compromisso em contribuir para o desenvolvimento sustentável da cadeia agropecuária e os esforços contínuos que temos empenhado para garantir uma atuação cada vez mais alinhada com as melhores práticas ESG. Nos últimos quatro ciclos auditados, obtivemos excelentes resultados na avaliação do Pará e agora somos reconhecidos por também atingir resultados máximos em mais dois estados de nossa atuação”, destaca Tamara Lopes, Gerente Executiva de Sustentabilidade da Minerva Foods.

Referência no monitoramento de fornecedores – A Minerva Foods lidera as iniciativas para combater o desmatamento ilegal e as mudanças climáticas relacionadas à conversão de terras na América do Sul. Nos últimos anos, a Companhia intensificou esforços para reduzir sua pegada de carbono, para conter as mudanças climáticas, e promover cada vez mais a produção de carne bovina com baixa emissão de CO2.

A empresa foi pioneira no uso de sistemas de informações geográficas em todos os biomas em que opera no Brasil (Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga e Mata Atlântica), no Paraguai e na Colômbia, monitorando 100% de suas fazendas fornecedoras diretas. Além destes países, a Companhia também já avança com o monitoramento em cerca de 90% na Argentina e mais de 20% no Uruguai, com meta de atingir a totalidade em 2030 e 2025, respectivamente.

Com o entendimento de que os esforços para fortalecer a rastreabilidade na cadeia devem ser coletivos, a Minerva Foods lançou o primeiro aplicativo móvel voltado para produtores rurais de todo o Brasil, que permite o monitoramento de seus fornecedores. O SMGeo Prospec foi desenvolvido em parceria com a Niceplanet Geotecnologia, possibilitando análises socioambientais para a cadeia produtiva do agronegócio.

O aplicativo fornece aos produtores rurais a mesma tecnologia que a empresa utiliza em sua análise de fornecedores, sistemas de monitoramento e mapeamento de riscos para todas as compras de gado. Ao disponibilizar o SMGeo Prospec para a cadeia de fornecimento, a Minerva Foods tem incentivado o monitoramento dos fornecedores de seus fornecedores, reduzindo assim os riscos relacionados a animais oriundos de áreas que não atendem às normas e legislações socioambientais. Até o momento, foram distribuídos mais de 2.000 vouchers aos produtores.

A Minerva Foods é líder em exportação de carne bovina na América do Sul e atua também no segmento de processados, comercializando seus produtos para mais de 100 países. Além do Brasil, a Minerva Foods está presente no Paraguai, na Argentina, no Uruguai, na Colômbia, e possui plantas especializadas em ovinos na Austrália, somando mais de 23 mil colaboradores. A empresa atende a cinco continentes com carne bovina, ovina e seus derivados e opera, hoje, 33 unidades industriais, 12 escritórios internacionais e 14 centros de distribuição.


Loures Consultoria