O agronegócio brasileiro continua em franco crescimento: de acordo com a pesquisa Projeções do Agronegócio, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), estima-se que a produção agrícola cresça mais de 20% até 2030. Nesse cenário favorável, o setor – que nos últimos 20 anos em especial vem se destacando e obtendo grande representatividade na balança comercial nacional, tem despertado a atenção para questões que vão além do desempenho econômico, principalmente visando o estabelecimento de práticas sustentáveis, que promovam a perenidade dos negócios. Essa tem sido uma tendência entre as companhias do agronegócio. É possível perceber o amadurecimento do desenvolvimento sustentável, que passou de um ponto opcional para uma agenda obrigatória.

Os consumidores de hoje, impulsionados principalmente pela Geração Z, estão redefinindo o que esperam das marcas, buscando além de produtos ou serviços uma experiência alinhada com seus valores pessoais. Essa questão tem fomentado nas empresas de todos os setores, inclusive do agro, o estabelecimento de compromissos ESG, que são o conjunto de práticas criadas com o objetivo de orientar as companhias para ações mais sustentáveis, ligadas à responsabilidade ambiental, social e de governança corporativa. É o caso da Biotrop, empresa dentre as líderes em tecnologias biológicas e naturais para a agricultura, que desde 2021 tem estabelecido metas sustentáveis.

“A Biotrop apresenta soluções que contribuem com a agricultura regenerativa e promovem efeitos benéficos ao meio ambiente”, afirma Aramis Passos Camargo, Coordenador de Assuntos Regulatórios e ESG da empresa. Esse compromisso está expresso em diversas iniciativas, a começar pela produção de soluções naturais e biológicas para a agricultura. “Além disso, participamos de várias iniciativas sustentáveis, que contribuem para a gestão de negócios ecologicamente corretos. Somos signatários do Pacto Global da ONU, cujo objetivo principal é o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s), que contemplam uma série de aspectos ligados aos direitos humanos, combate à fome, utilização de energias renováveis, entre outros”, destaca.

Camargo ressalta que os bioinsumos são benéficos para a natureza, pois são feitos a partir de microrganismos vivos, que passam a integrar o sistema produtivo trabalhando de forma harmônica e regenerativa na agricultura. “A vantagem da utilização de insumos biológicos é que contribuem para o bem-estar e segurança dos trabalhadores do campo, para a preservação da fauna e flora e em benefícios aos consumidores finais que recebem alimentos mais saudáveis, nutritivos e seguros”.

O Especialista destaca que a sustentabilidade só é eficaz quando a cadeia produtiva como um todo atende a esses princípios. “Os princípios de sustentabilidade vão muito além da preservação da natureza e do trabalho no meio rural. Eles também precisam ser aplicados nos escritórios, nas fábricas, no descarte e na destinação correta dos resíduos e embalagens. Pensando nisso, a Biotrop desenvolveu ações e participa de programas voltados a esses temas em parceria com a eureciclo, Instituto Lixo Zero e Composta +. Essas iniciativas contribuem para a conservação do meio ambiente e redução dos impactos gerados pela organização”, informa o Coordenador. Também ressalta a importância da conscientização dos colaboradores em ações educativas relacionadas aos temas ambientais.

“Os resultados já aparecem. A Biotrop recebeu a certificação da EcoVadis, que avalia a Responsabilidade Social Empresarial (RSE), baseado na qualidade do sistema de gestão, por intermédio de suas políticas, medidas de implementação e resultados. Pelo segundo ano consecutivo, conquistamos a certificação Prata da EcoVadis, o que significa que estamos entre os 25% das empresas mais sustentáveis do mundo”, observa o profissional.

A Biotrop também comprou créditos carbono para neutralizar suas emissões do ano de 2022, e irá plantar aproximadamente 360 árvores em área de reflorestamento para mitigar suas emissões e reduzir seus impactos ambientais. Por meio dessas ações, realizadas em parceria com a Carbon Free Brasil, obteve o selo de empresa neutra em carbono e ecologicamente responsável, conforme normativas internacionais.

 

A integração de diferentes áreas pelo ESG – Quando o tema é um compromisso da empresa, as diversas áreas tomam para si a responsabilidade, atuando em conjunto a favor da sustentabilidade. Foi justamente o que levou a Biotrop a obter a certificação GreenIT (TI Sustentável), um reconhecimento pelos resultados alcançados nas instalações da empresa, promovendo sustentabilidade nos processos que envolvem a produção e o consumo de tecnologia. Hoje todo o cabeamento de rede da BIOTROP é feito com materiais derivados de cana-de-açúcar. A solução, desenvolvida pelo time de TI, já resultou na redução de 197 kg de gás carbônico na atmosfera e de 136 kg de compostos derivados de petróleo, minimizando a dependência de recursos não renováveis, contribuindo para a redução do aquecimento global.

“Essa certificação é concedida com base em uma série de requisitos que envolvem a redução do impacto ambiental e a implementação de práticas sustentáveis no setor de Tecnologia da Informação”, complementa Cleverson Mickosz do Nascimento, Gerente de TI da Biotrop.

A empresa possui dezenas de outras iniciativas de governança e de responsabilidade socioambiental realizadas por diversas áreas, com impacto especialmente nas comunidades locais de Vinhedo-SP, Curitiba-PR e Santo Antonio de Posse-SP (onde ficam as sedes da Biotrop), reforçando seu compromisso sustentável.

A Biotrop é uma empresa brasileira referência em tecnologias naturais e biológicas para a agricultura. Fundada em 2018, a companhia leva ao agricultor o que há de mais avançado em soluções que contribuem para o sucesso dos cultivos, com a união dos conceitos de sustentabilidade e agricultura regenerativa. Para cumprir sua meta, a Biotrop conta com avançadas unidades de multiplicação industrial de microrganismos, realiza investimentos massivos em inovação, pesquisa, desenvolvimento e registros e aposta em alianças estratégicas para acessar e desenvolver as melhores tecnologias biológicas.

Texto Comunicação Corporativa