Intertek passa a fazer testes de combustão de farelo de soja que serão obrigatórios a partir de janeiro de 2021

O mercado de soja ganha novo código de segurança a partir de janeiro para evitar a combustão dos farelos durante a exportação. Trata-se de um código da IMO, Organização Marítima Internacional sobre segurança no transporte de farelo de oleaginosas, como o farelo de soja, em cujo processo de extração de óleo tenham sido utilizado solventes. Todos devem passar por um teste de combustão antes do embarque.

A norma marítima afeta um setor que está aquecido. 2020 superou as projeções e bateu a marca de 124,35 milhões de toneladas produzidas até outubro e a projeção é encerrar 2020 com exportações de 82,5 milhões de toneladas (StoneX). No início do mês de novembro, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos confirmou até mesmo uma exportação atípica para o Brasil de 30 mil toneladas. Em meio a esse cenário de transporte de soja, um novo código de segurança de navegação internacional recairá no ciclo de exportação dos grãos a partir de janeiro de 2021.

Segundo a Intertek, líder em Qualidade Total Assegurada, Segurança e Sustentabilidade para indústrias e referência mundial em testes agrícolas, seria aconselhável realizar teste de combustão, pois houve casos de farelos de sojas entrando na combustão por alto aquecimento. As empresas terão, portanto, que realizar os ensaios e testes necessários para atender as normas de segurança do IMSCB (International Maritime Solid Bulk Cargoes). Para realizarem o teste e certificar de que o farelo não será classificado como perigoso, os produtores podem coletar amostras e enviar aos laboratórios da Intertek ou receber representantes para coleta no local.

“Estamos percebendo aumento na demanda pelos testes, já que em menos de dois meses o novo código de segurança estará em vigor”, diz Hélio Simões, presidente da Intertek Brasil. A empresa possui mais de 1000 laboratórios espalhados pelo mundo, e no Brasil, os laboratórios estão nos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, e já é referência em ensaios agrícolas, inspeção de grãos, farelos, óleos vegetais, fertilizantes, algodão e outros. “A agilidade da capilaridade de laboratórios é exatamente o que o produtor brasileiro de soja precisa neste momento”, conclui Hélio.

A Intertek é um fornecedor líder de Qualidade Total Assegurada para indústrias em todo o mundo. Nossa rede de mais de 1.000 laboratórios e escritórios em mais de 100 países oferece soluções inovadoras e personalizadas de Garantia, Teste, Inspeção e Certificação para as operações e cadeias de abastecimento de nossos clientes. A experiência da Intertek em Qualidade Total Assegurada, entregue consistentemente com precisão, ritmo e paixão, permite que nossos clientes avancem com confiança.

Fresh PR
(11) 3085-6583 | (62) 3609-3697 | freshpr.com.br