Especialista da Mosaic Fertilizantes oferece dicas de como aumentar a produtividade pecuária

Iniciativas de manejo da pastagem contínua ou intermitente e uma adubação adequada do solo interferem diretamente na qualidade da planta forrageira, e, portanto, são práticas que podem elevar a rentabilidade dos sistemas pecuários. Para que se tenha eficiência com esses métodos, situações de interação do animal com a planta devem ser percebidas.

“O método de manejo contínuo garante a presença de animais, mas do ponto de vista fisiológico, naquele perfilho da planta forrageira, ele não é um pastejo contínuo. Isso porque o animal não faz a remoção da planta, de modo que seja aguardado para que ela cresça novamente e possa ser usada como pastejo”, explica Sabrina Coneglian, gerente de Pecuária da Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados.

A especialista esclarece que existe um potencial muito grande de desequilíbrio das alturas das forrageiras ao longo de toda área. Nela, podem ser encontradas áreas de subpastejo e superpastejo, e isso é o que gera desuniformidade no tamanho das plantas. “Outra característica importante é que dentro do ajuste de carga, áreas pulmão devem compor o sistema pastoril para que a condição de ajuste das alturas das plantas sempre tenha uma constância. Nesse sentido, a adubação pode ajudar nas taxas de acúmulo, tanto para uniformizar as áreas de pastejo contínuo, desde que o ajuste de carga seja muito bem-feito, como utilizar áreas pulmão para que se tenha um aumento da produção de forragem”.

Já o pastejo alternado é outro método de manejo que se caracteriza pela presença de animais em pelo menos duas divisões de um mesmo piquete, o que garante uma permanência maior deles em determinada área. Porém, depois de certo tempo, esses animais são trocados de local. Há uma frequência de troca baixa, e com baixa intensidade de pastejo também. Na sequência, há o pastejo rotativo, que é quando ocorre uma rotação mais rápida dos animais na área com uma intensidade baixa, priorizando o consumo de folhas, especialmente plantas de crescimento mais prostrado.

“Quando vamos para plantas de crescimento mais ereto, o número de subdivisões maior faz todo sentido”, explica Sabrina ao reforçar que o pasto precisa receber uma adubação adequada como forma de se interferir positivamente na qualidade da planta forrageira. “As adubações aumentam muito a taxa de acúmulo e a capacidade de suporte, fazendo com que os animais produzam muito mais por área”, frisa a especialista. Segundo ela, a adubação pode interferir positivamente na produção de estruturas nobres na planta, essencialmente folhas que garantem melhor e maior desempenho na pecuária.

 

Momento MPasto – A Mosaic Fertilizantes tem a responsabilidade de contribuir para a segurança alimentar global oferecendo conhecimento, produtos e assistência técnica para o melhor manejo e aplicação de nutrientes no campo. “Tão importante como ofertar as melhores soluções e exclusivas tecnologias para desenvolver a produção rural é orientar os clientes sobre a prática da adubação racional que eleva a produtividade do negócio, respeitando o meio ambiente”, afirma Sabrina.

Com base nesse propósito, a Mosaic Fertilizantes realiza a websérie semanal “Momento MPasto”, que traz 12 episódios com informações sobre estratégias de manejo e adubação para incrementar a produtividade da pecuária nacional. Apresentado pelo especialista em Ciência Animal e Pastagem, Felipe Moura, os filmes trazem orientações sobre o retorno econômico do sistema a pasto.

 

Sobre o MPasto – A linha MPasto é desenvolvida especialmente para pastagens. Com ela, o rebanho ganha peso e o lucro aumenta ao produtor rural. A linha conta com cinco produtos exclusivos, que reforçam o compromisso da Mosaic Fertilizantes em desenvolver produtos e soluções que elevam a produtividade em campo, poupando recursos naturais e propiciando o desenvolvimento da produção rural sustentável. É o caso do MPasto Nitro, um fertilizante nitrogenado de alta concentração à base de ureia estabilizada com inibidor de uréase e que, quando comparado à média dos fertilizantes tradicionais utilizados para pastagem, reduz em até 30% as emissões de gases de efeito estufa, proporcionando sustentabilidade ambiental à pecuária.

A linha também é composta pelo MPasto Super, que é um fertilizante fosfatado com cálcio solúvel que contribui para o condicionamento do solo em subsuperfície ao longo do tempo; MPasto Max, que é fonte de nitrogênio, fósforo e enxofre na forma elementar e de sulfato, é o fertilizante ideal para sua pastagem, MPasto Base, que por sua composição diferenciada, promove melhora em produtividade, amplia o transporte de nutrientes, resultando em forragens de maior valor nutricional; MPasto Start,  que proporciona melhor enraizamento e estabelecimento das forrageiras, sendo uma ótima solução para a manutenção, recuperação e reforma das pastagens.

Os pecuaristas interessados em conhecer mais sobre os produtos de nutrição de pastagens da Mosaic Fertilizantes podem encontrar mais informações no site Nutrimosaic ou entrar em contato com a equipe Comercial.

Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic atua da mina ao campo. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. No Brasil, por meio da Mosaic Fertilizantes, opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais. Presente em mais de dez estados brasileiros e no Paraguai, a empresa promove ações que visam transformar a produtividade do campo, a realidade dos locais onde atua e a disponibilidade de alimentos no mundo, de forma segura, sustentável, inovadora e inclusiva.


CDN Comunicação