Na fazenda de Beberibe (CE) é onde a empresa possui sua maior plantação de cajueiros

Indústria referência na produção de ovos, cortes de frango e queijo há mais de 50 anos, a Tijuca Alimentos também é destaque na cajucultura e geração de empregos. São 100 mil cajueiros distribuídos em cerca de 1.100 hectares na fazenda da empresa, localizada no município de Beberibe. Apenas com a cajucultura, a Tijuca gera mais de 4 mil empregos.

“Somente em sua última safra, a Tijuca produziu 843.543 kg de cajus, gerando 354.083 kg de castanha”, comenta Evandro Júnior, supervisor de produção na cadeia produtiva do caju da Tijuca Alimentos. O Brasil é o terceiro maior produtor de caju do mundo, e o Nordeste concentra 92% dessa produção do país, com destaque para o Ceará. Em 2022, a produção nacional de castanha de caju ficou em 146.603 toneladas, segundo dados do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Papel da Tijuca na produção desse fruto – Apesar de não possuir produtos oriundos do caju, a Tijuca comercializa o fruto e a castanha para outras indústrias alimentícias. “Os cajueiros foram plantados para diminuir as temperaturas da terra. Porém, hoje também servem para separar cada setor dentro da fazenda e funcionam como um enorme filtro verde”, explica Evandro.

A empresa, ao realizar suas podas anuais, utiliza a lenha retirada para ajudar no aquecimento dos galinheiros e na caldeira da fábrica de ração dos animais da fazenda.

“As nossas extensas áreas de cajueiros, separam e abraçam as áreas de produção de ovos, frango e leite. Os cajueiros foram plantados inicialmente para diminuir as temperaturas da terra, até então, árida da região, mas hoje também servem para separar cada setor dentro da fazenda e funcionam como um enorme filtro verde”, explica o supervisor.

Empresa cearense com mais de 50 anos de atuação na produção e comercialização de ovos, frangos e queijos no Ceará, no Piauí e no Maranhão, a Tijuca Alimentos tem como propósito trabalhar para a satisfação de seus clientes. Atualmente, é a única empresa cearense do segmento com abatedouro próprio e, além disso, dispõe de sedes em Fortaleza, Cascavel, Iguatu, Tianguá e Beberibe, onde mantém uma moderna fábrica de rações. Na logística, possui frota própria para o transporte dos produtos, garantindo qualidade até chegar à mesa dos clientes.

Capuchino – Assessoria de Comunicação