Adaptação ao ambiente local, resistência a pragas e doenças, ciclo de crescimento, tolerância a estresses, rendimento e qualidade dos grãos são características que devem ser consideradas durante a escolha

Elevar a produtividade e a rentabilidade das lavouras é um desafio constante, que exige o desenvolvimento de híbridos que se desempenhem melhor em condições de clima, temperatura e pressão de doenças específicas. Um bom exemplo é que desde que a cigarrinha do milho passou a ter maior relevância para a cultura do cereal, a Bayer investe no melhoramento de germoplasmas mais tolerantes ao complexo de enfezamento. A empresa estima que os híbridos lançados com este propósito, entre 2020 e 2023, evitaram perdas de aproximadamente 3,67 milhões de toneladas de milho.

“Ou seja, o uso de híbridos com tolerância ao enfezamento foi importante para a economia brasileira. Essas 3,67 milhões de toneladas preservadas evitaram um prejuízo de US$ 350 milhões aos produtores. Essa quantidade de milho é capaz de gerar uma produção de até 600 mil toneladas de carne de frango, que poderiam alimentar até 14 milhões de pessoas em um ano no Brasil”, afirma Pierri Spolti, diretor de Fitopatologia e Sistemas de Produção da Bayer.

Com investimentos globais de cerca de 2,8 bilhões de euros por ano em pesquisa e desenvolvimento, mais de 35 unidades de P&D no mundo e um banco de germoplasmas único no mercado agrícola, a Bayer segue inovando em tecnologias de melhoramento genético que se conectam às necessidades do agricultor e, ao mesmo tempo, desenvolve biotecnologias que trazem mais produtividade e proteção para as lavouras de milho.

“Estamos comprometidos em fornecer sementes de alta qualidade que contribuam para a segurança alimentar global e para o crescimento sustentável do setor agrícola, tanto que nos últimos três anos, lançamos 18 híbridos para o agricultor brasileiro. Por meio de uma combinação de pesquisa científica avançada, tecnologias inovadoras e seleção genética criteriosa, seguimos desenvolvendo híbridos de milho adaptados às diferentes regiões, condições climáticas e tolerantes às principais pragas presentes no campo”, destaca Spolti.

 

Novo híbrido – O mais recente destaque é o híbrido DKB242PRO4, super precoce para regiões subtropicais (região sul do país e uma pequena parte do estado de São Paulo), disponibilizado para a safra verão 2023/24.

“Com ciclo superprecoce, aliado a sanidade, estabilidade e alto teto produtivo, esse híbrido apresenta-se como uma excelente escolha para agricultores que almejam elevar sua produtividade na cultura do milho, com segurança, e possibilita, após sua colheita, que o agricultor semeie em uma ótima janela de semeadura, a safrinha de soja que é comum nesta região do país”, ressalta Ademar Oliveira, gerente de produtos de milho da Bayer.

 

Como escolher os melhores híbridos – Escolher um híbrido afeta diretamente o rendimento e a produtividade da cultura. Um dos principais fatores a ser considerado é a adaptabilidade às características da região. “Por exemplo, em regiões com grande probabilidade de diminuição do volume pluviométrico nos meses que antecedem a colheita, é mais apropriado optar por híbridos de ciclos mais curtos para evitar estresse hídrico e, consequente, diminuição na produtividade. Por outro lado, em regiões com clima mais estável, onde não ocorre o cultivo de lavoura segunda safra, é possível optar por ciclos mais longos, para buscar o maior teto produtivo e a possibilidade de recuperação da cultura caso passe por determinado estresse durante seu ciclo”, explica o gerente de produtos de milho da Bayer.

Além disso, é importante avaliar a possibilidade de plantar diferentes híbridos numa mesma safra, buscando mitigar riscos, uma vez que se comportam de maneiras distintas em termos de resistência a pragas e tolerância a doenças, adaptabilidade a diferentes condições climáticas e tipo de solo, bem como características específicas, como ciclo de crescimento.

“Em alguns casos, pode parecer vantajoso apostar em híbridos com uma característica apenas, como a resistência ao complexo de enfezamento, principalmente se o produtor tiver obtido resultados positivos com elas ao longo dos anos. No entanto, os novos germoplasmas trazem não só uma melhoria relevante na tolerância aos principais, como também uma evolução significativa na performance produtiva dos híbridos, gerando ganhos de produtividade.”

Avaliar cuidadosamente as necessidades e acompanhar o desempenho das variedades escolhidas também são ações fundamentais para garantir uma produção de milho eficiente e bem-sucedida. A escolha criteriosa permite uma melhor gestão de recursos, como otimização no uso de agroquímicos e rotação de culturas mais eficiente, o que resulta em sistemas agrícolas mais equilibrados.

Para se obter um bom resultado e garantir uma rentabilidade ainda maior da plantação, além de escolher o híbrido adequado, é preciso aplicar práticas que envolvem manejo integrado de pragas (MIP), de plantas daninhas e doenças intensivas, adotar medidas de controle químico conforme o estádio da planta e investir em ferramentas digitais, como a Climate Fieldview, que auxilia na condução da lavoura ao processar e comparar informações geradas a partir de imagens capturadas via satélite.

A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas ciências da vida nos setores de agronegócios e saúde. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade. O Brasil é a terceira maior operação da companhia no mundo.

 JeffreyGroup