Lançado durante o evento ORÍGEO 360, em São Paulo, o documento aborda medidas adotadas pela empresa no âmbito do ESG

A UPL Ltd. (NSE: UPL, BSE: 512070, LSE: UPLL), fornecedora global de soluções agrícolas sustentáveis, apresentou em 5 de setembro a primeira edição de seu Relatório de Sustentabilidade. No documento, a empresa presta contas sobre as ações que realiza em sua jornada de ESG – sigla em inglês que abarca a responsabilidade ambiental, social e de governança. O lançamento aconteceu durante o ORÍGEO 360, evento em São Paulo que reuniu 600 grandes agricultores de Mato Grosso, Bahia, Tocantins, Maranhão, Piauí, Pará e Rondônia.

O relatório refere-se ao ano fiscal de abril de 2022 a março de 2023 e possibilita avaliação completa do desempenho da UPL em termos de produção sustentável. O documento também é uma ferramenta para engajar stakeholders e assegurar contribuição útil a processos organizacionais.

A empresa avalia que todas as ações reunidas no Relatório de Sustentabilidade renovam a motivação para seguir crescendo, aprendendo e melhorando sempre. O balanço foi feito com base em normas internacional e foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Mike Frank, CEO da UPL Corporation

Mike Frank, CEO da UPL Corporation, diz: “O conceito ESG é essencial para todas as empresas, incluindo o agronegócio. A UPL tem sido pioneira nessa visão globalmente e no Brasil com o propósito OpenAg, visando reimaginar a sustentabilidade na produção de alimentos. Esse importante Relatório de Sustentabilidade da empresa no Brasil destaca ações e resultados positivos nos campos das pessoas, meio ambiente e governança, demonstrando a responsabilidade que temos com o planeta e a população. Trata-se de um compromisso contínuo com a sustentabilidade econômica, social e ambiental, sem limites nem fronteiras”.

Rogério Castro, CEO da UPL Brasil

Rogério Castro, CEO da UPL Brasil, diz: “Neste relatório, detalhamos o caminho que estamos trilhando na jornada do ESG, difundindo práticas de agricultura sustentável e regenerativa, bem como ações com foco nas mudanças climáticas, mitigação e sequestro de gases de efeito estufa, ações de impacto social e de compliance, integridade e ética nos negócios. Temos orgulho de apresentar este documento e de estar na vanguarda da produção sustentável. O Brasil precisa. O mundo anseia. E estamos fazendo a nossa parte com muito comprometimento”.

 

Sustentabilidade ambiental – No pilar ambiental (o E de ESG), o Relatório de Sustentabilidade destaca ações da UPL para promover a produção responsável. Isso inclui programas como Food Value Chain, cujo propósito é fazer com que cada alimento seja mais sustentável A iniciativa busca elevar os níveis de eficiência socioambiental e econômica da agricultura com o apoio da UPL à implantação de certificações de renome internacional nas propriedades rurais e treinamento dos profissionais do campo. Na prática, isso se traduz em segurança alimentar e em certificações de boas práticas.

Outra iniciativa de destaque é o programa Aplique Bem, parceria público-privada (PPP) realizada com o Instituto Agronômico (IAC), que já treinou 80 mil trabalhadores rurais, gratuitamente, sobre o uso correto e responsável de insumos agrícolas. Com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a UPL integra o Programa Soja Baixo Carbono, coalizão de inovação setorial que estabelecerá metodologia científica para a certificação da soja brasileira produzida com baixos níveis de emissão de gases de efeito estufa (GEE).

 

Responsabilidade social – Em relação à responsabilidade social (o S de ESG), a UPL reúne no Relatório de Sustentabilidade informações sobre iniciativas realizadas para o desenvolvimento humano e profissional da equipe, como treinamentos digitais, parcerias educacionais, biblioteca exclusiva (Open Intel) e a Universidade UPL Connect – plataforma corporativa criada em agosto de 2022 que conta com mais de 80 possibilidades de cursos, tendo foco acelerar o crescimento do time, com conteúdos técnicos e comportamentais.

Iniciativa igualmente relevante em termos de diversidade, é o movimento UPelas, que visa atrair e reter mais mulheres no campo e nas fábricas, com políticas de inclusão, valorização e equidade para fortalecer e ampliar o espaço da mulher na empresa. Pensando no futuro, a UPL é mantenedora da Associação Vida – que possui unidades aem Campinas (SP), Sorriso (MT) e Monte Santo de Minas (MG). Essa organização não governamental (ONG) oferece oportunidades educacionais para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

 

Governança – Por fim, o tópico de governança (o G do ESG) destaca a criação de um comitê de crise – instituído durante a pandemia para preservar a saúde dos colaboradores – para gestão de temas emergenciais. Desde sua ativação, não registrou fatalidades ou paradas que afetassem o abastecimento da cadeia alimentar. Igualmente importante, a implementação de um código de conduta tem contribuído para a conformidade dos valores da empresa e com as melhores práticas éticas e de compliance do mercado.

Entre medidas relevantes em termos de compliance, estão políticas de relacionamento com agentes públicos e entidades de classe, de antissuborno e anticorrupção – com tolerância zero para esses casos –, de confidencialidade em relação aos negócios e de mídias sociais. Este tema reúne orientações para o uso consciente e assertivo das redes por colaboradores e parceiros e é aplicável a todos os níveis hierárquicos. Tudo isso dialoga com o princípio básico da companhia: seguir à risca, sem exceção, a legislação de todos os setores.

 

Lançamento – O Relatório de Sustentabilidade da UPL Brasil ocorreu no ORÍGEO 360, evento que reuniu agricultores que, juntos, cultivam cerca de 10,7 milhões de hectares de soja, milho e algodão. O evento foi promovido por ORÍGEO – joint venture de Bunge e UPL que fornece soluções sustentáveis e técnicas de gestão de ponta a ponta para agricultores de Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Pará, Rondônia e Mato Grosso. Além de Mike Frank e Rogério Castro, o evento recebeu Jai Shroff, CEO global do Grupo UPL.

Clique aqui para baixar o relatório de sustentabilidade UPL

A UPL Ltd. (NSE: UPL & BSE: 512070, LSE: UPLL) é uma fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US$ 6 bilhões. Somos uma empresa com propósito. Por meio do OpenAg®, a UPL está focada em acelerar o progresso do sistema alimentar. Estamos construindo uma rede que está reimaginando a sustentabilidade, redefinindo a maneira como uma indústria inteira pensa e trabalha – aberta a novas ideias, inovação e novas respostas enquanto nos esforçamos para cumprir nossa missão de tornar cada produto alimentício mais sustentável. Como uma das maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, nosso robusto portfólio consiste em soluções biológicas e tradicionais de proteção de cultivos com mais de 14.000 registros. Estamos presentes em mais de 130 países, representados por mais de 10.000 colaboradores em todo o mundo.


Texto Comunicação Corporativa